sexta-feira, 25 de junho de 2010

Resinorte


A Resinorte está em Vila Pouca de Aguiar com um camião onde podemos aprender novas coisas sobre o processo de reciclagem dos diversos resíduos através de jogos lúdico-didácticos. Além de jogos de computador onde se faz a separação do lixo, podemos ver como é composto um aterro, em que se transformam as garrafas de plástico, garrafas de vidro, pacotes de leite, etc...

Depois da visita podes receber um conjunto de lápis de pintar numa embalagem de papel reciclado e levar para casa um prático saco de compras que subsitui o comum saco plástico.

Entre muitas coisas, ficarás a saber que os pacotes de leite, de sumo, natas ou vinho, que antigamente se colocavam no contentor azul, agora se colocam no amarelo, tal como: garrafões, frascos e garrafas de plástico, iogurtes líquidos, detergentes, produtos de higiene, sacos de plástico, copos de iogurte, manteiga, margarina, enlatados e conservas, latas de bebidas, aerossóis, tabuleiros de alumínio, outras embalagens de metal.
O que não podes colocar no ecoponto amarelo:
-embalagens que tenham contido produtos tóxicos, tachos, panelas e talheres, electrodomésticos, pilhas e baterias...


No ecoponto verde podes e deves colocar:
-garrafas e garrafões de vidro, assim como frascos e boiões de vidro.
Não deves colocar: -loiças e cerâmicas, pratos, copos, chávenas, jarras, mosaicos e azulejos, vidros especiais, cristal, pirex, espelhos, janelas, lâmpadas, frascos de perfume e de cosmética, vidros de automóveis, vidro farmacêutico e de hospital, tampas e rolhas de embalagens de vidro.
Para terminar, no contentor azul deves colocar:
embalagens de cartão liso/ compacto; embalagens de cartão canelado; embalagens de papel; jornais e revistas; caixas de cereais; ...
Não podes colocar neste ecoponto:- guardanapos de papel, toalhas e fraldas, embalagens metalizadas, embalagens que tenham contido cimento, alcatrão ou produtos tóxicos.

JÁ SABES:
SE O AMBIENTE QUERES AJUDAR, O LIXO DEVES SEPARAR!!
CONTACTOS:
Resinorte (Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S. A.)
Codessoso- Apartado 27- 4890-166 Codessoso, Portugal
tel: 255 320 280/ Fax: 255 320 281

Sem comentários:

Enviar um comentário