quinta-feira, 3 de junho de 2010

Bacalhau em vias de extinção

O bacalhau está em vias de extinção. A quantidade deste peixe nos mares tem vindo a diminuir ao longo dos anos, sendo essa redução maior nestes últimos anos. Como a sua procura e consequente consumo está a aumentar, poderá vir a provocar o desaparecimento desta espécie.
Em conformidade com um estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza o bacalhau poderá vir a desaparecer daqui a 15 anos. Ainda de acordo com esse estudo 70% do bacalhau desapareceu nos últimos 30 anos.
O Homem, através da pesca intensiva (por vezes ilegal) que tem vindo a praticar sobre este animal faz com que este esteja já considerado em vias de extinção.
O bacalhau é um peixe que uma vez preso não faz qualquer tentativa para se libertar, assim sendo a sua captura torna-se facilitada. São utilizadas redes de pesca de proporções gigantescas em que a sua malha é estreita e no acto da pesca trazem consigo grandes quantidades de bacalhau e outros seres "limpando o mar". A utilização deste tipo de rede permite aos pescadores capturaram bacalhaus que ainda não atingiram a idade adulta impedindo que se reproduzem preservando a continuidade da espécie.
Márcia, Cláudia e Sandra, 8ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário