O Projecto Actividade Criativa – Geração Depositrão foi desenvolvido no decorrer dos meses de Maio e Junho por uma Equipa de 30 elementos constituída pelos alunos do 7ºA e os alunos do 10ºB (Curso Profissional de Técnico de Energias Renováveis). Esta Equipa foi auxiliada pelas professoras Elsa Vicente (professora da área de educação visual e tecnológica) e Mónica Cardoso (formadora na área da Electrotecnia).
No decorrer do mês de Maio os alunos recolheram o objecto que viria a ser transformado. Para tal foi pedido que os alunos da escola trouxessem equipamentos eléctricos em fim de vida para procedermos à selecção do que considerávamos mais adequado para esta actividade. Chegaram computadores, monitores, ratos, rádios, modems e uma ventoinha!
Após a recepção dos REEEs, e já no mês de Junho, realizou-se uma reunião para troca de ideias, despertar de mentes e análise de cronograma para elaboração das actividades. A ideia surgiu com a ajuda de todos e as tarefas foram distribuídas.
Os alunos pertencentes ao 7ºA ficariam responsáveis pela compra do material necessário e pintura do REEE escolhido e os alunos do 10ºB ficariam responsáveis por o estruturar e transformar numa autêntica obra de arte.
Para que esta iniciativa fosse do conhecimento dos restantes elementos da escola, toda a actividade foi realizada no espaço exterior. Após a recepção dos REEEs, e já no mês de Junho, realizou-se uma reunião para troca de ideias, despertar de mentes e análise de cronograma para elaboração das actividades. A ideia surgiu com a ajuda de todos e as tarefas foram distribuídas.
Os alunos pertencentes ao 7ºA ficariam responsáveis pela compra do material necessário e pintura do REEE escolhido e os alunos do 10ºB ficariam responsáveis por o estruturar e transformar numa autêntica obra de arte.
Para que esta iniciativa fosse do conhecimento dos restantes elementos da escola, toda a actividade foi realizada no espaço exterior.
Com o objecto apresentado pretendemos representar a importância das energias renováveis (mais especificamente a energia geotérmica) para a produção de electricidade. O nosso objecto é o espelho de uma das mais poderosas forças da natureza: o calor da Terra.
Esta energia renovável possui vantagens óbvias sobre as fontes finitas de combustíveis fósseis, bem como sobre algumas outras renováveis.
A sua utilização é compatível com a conservação dos recursos naturais e a preservação da qualidade do ambiente, sendo por isso considerada uma fonte energética capaz de suportar o desenvolvimento sustentável da região onde se insere.
Trata-se de uma fonte de energia endógena e renovável que reduz a necessidade de utilização de combustíveis fósseis, apresentando por isso benefícios ambientais significativos ao evitar a combustão de hidrocarbonetos e, em consequência, reduzindo as emissões dos gases de efeito de estufa.
Assim, o objectivo primordial do nosso objecto é traduzir o enorme potencial que existe no interior do nosso planeta e que este potencial pode e deve ser aproveitado uma vez que os recursos que actualmente utilizamos para produzirmos energia se estão a esgotar e são altamente poluentes (ex: petróleo, gás, carvão).
Representamos a terra/solo através de uma rocha recolhida nas imediações da nossa escola à qual fizemos a “ligação” da tomada da ventoinha indicadora da ligação da energia do solo ao equipamento eléctrico.
EIS O OBJECTO FINAL:
No decorrer do mês de Maio os alunos recolheram o objecto que viria a ser transformado. Para tal foi pedido que os alunos da escola trouxessem equipamentos eléctricos em fim de vida para procedermos à selecção do que considerávamos mais adequado para esta actividade. Chegaram computadores, monitores, ratos, rádios, modems e uma ventoinha!
Após a recepção dos REEEs, e já no mês de Junho, realizou-se uma reunião para troca de ideias, despertar de mentes e análise de cronograma para elaboração das actividades. A ideia surgiu com a ajuda de todos e as tarefas foram distribuídas.
Os alunos pertencentes ao 7ºA ficariam responsáveis pela compra do material necessário e pintura do REEE escolhido e os alunos do 10ºB ficariam responsáveis por o estruturar e transformar numa autêntica obra de arte.
Para que esta iniciativa fosse do conhecimento dos restantes elementos da escola, toda a actividade foi realizada no espaço exterior. Após a recepção dos REEEs, e já no mês de Junho, realizou-se uma reunião para troca de ideias, despertar de mentes e análise de cronograma para elaboração das actividades. A ideia surgiu com a ajuda de todos e as tarefas foram distribuídas.
Os alunos pertencentes ao 7ºA ficariam responsáveis pela compra do material necessário e pintura do REEE escolhido e os alunos do 10ºB ficariam responsáveis por o estruturar e transformar numa autêntica obra de arte.
Para que esta iniciativa fosse do conhecimento dos restantes elementos da escola, toda a actividade foi realizada no espaço exterior.
Com o objecto apresentado pretendemos representar a importância das energias renováveis (mais especificamente a energia geotérmica) para a produção de electricidade. O nosso objecto é o espelho de uma das mais poderosas forças da natureza: o calor da Terra.
Esta energia renovável possui vantagens óbvias sobre as fontes finitas de combustíveis fósseis, bem como sobre algumas outras renováveis.
A sua utilização é compatível com a conservação dos recursos naturais e a preservação da qualidade do ambiente, sendo por isso considerada uma fonte energética capaz de suportar o desenvolvimento sustentável da região onde se insere.
Trata-se de uma fonte de energia endógena e renovável que reduz a necessidade de utilização de combustíveis fósseis, apresentando por isso benefícios ambientais significativos ao evitar a combustão de hidrocarbonetos e, em consequência, reduzindo as emissões dos gases de efeito de estufa.
Assim, o objectivo primordial do nosso objecto é traduzir o enorme potencial que existe no interior do nosso planeta e que este potencial pode e deve ser aproveitado uma vez que os recursos que actualmente utilizamos para produzirmos energia se estão a esgotar e são altamente poluentes (ex: petróleo, gás, carvão).
Representamos a terra/solo através de uma rocha recolhida nas imediações da nossa escola à qual fizemos a “ligação” da tomada da ventoinha indicadora da ligação da energia do solo ao equipamento eléctrico.
EIS O OBJECTO FINAL:
Sem comentários:
Enviar um comentário