domingo, 6 de junho de 2010

Campanha de sensibilização AME O VERDE, AME A VIDA

AMAR A FLORESTA É AMAR A VIDAA água e a floresta são recursos renováveis e, quando geridos de forma sutentável, são inesgotáveis.
A floresta ajuda a proteger o solo (contra a erosão) e constribui para a melhoria da qualidade da água e do seu armazenamento subterrâneo. Ela intercepta a água proveniente das chuvas, diminuindo o impacto com que cai no solo, permitindo a sua infiltração e a preservação do nível dos lençóis freáticos.
Por estas razões, a destruição da floresta pode ter como resultados a diminuição da água disponível nos depósitos subterrâneos (aquíferos) e o aumento do risco de erosão (arrastamento e movimento de partículas). Outra consequência pode ser a perda de nutrientes do solo devido ao arrastamento destes para os cursos de água próximos, alterando a composição dos cursos de água, com consequências negativas para os seres vivos que dela dependem.
PURIFICAÇÃO DA ÁGUA PELA FLORESTA
A água que fica retida no solo, passa por vários processos de limpeza, isto é, ao passar lentamente através das camadas de vegetação, terra, areia e rocha vai sofrendo um processo de filtração, onde os sedimentos e poluentes ficam retidos nestas camadas. A água vai-se tornando cada vez mais limpa, transformando-se em reservas importantes a serem utilizadas pelo Homem.

Sem comentários:

Enviar um comentário