Para saber mais vá a
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Sociedade Ponto Verde
Para saber mais vá a
Máquina de fazer velas
terça-feira, 29 de junho de 2010
Festival MUSA CASCAIS
UNICEF
Por exemplo, no Haiti, na sequência do terrível terramoto de Janeiro deste ano, a Unicef e os seus parceiros têm estado a fornecer diariamente água potável à população da capital em mais de 450 postos de abastecimento espalhados pela cidade. Até Abril forneceu 5.300 latrinas que servem cerca de 230.700 pessoas, e que foram instaladas em colaboração com organizações parceiras no terreno.
Ainda morrem 5.000 crianças por dia de doenças relacionadas com a má qualidade da água e do saneamento, é urgente fazer muito mais.
Você pode contribuir, faça um donativo à Unicef (que é dedutível nos impostos):
10 euros:permitem comprar quatro vasilhas com a capacidade de 10 litros cada, para fornecer água potável às famílias em situação de emergência;
15 euros: permitem comprar 250 saquetas de sais de reidratação oral para tratar crianças afectadas por doenças diarreicas;
25 euros: permitem comprar pastilhas para purificar 900 litros de água;
185 euros: permitem adquirir uma bomba manual, tubagem e os acessórios necessários para equipar um poço de superfície, com capacidade para abastecer uma aldeia de 300 habitantes.
312 euros: permitem comprar latrinas em plástico e tubos de escoamento que melhoram as condições de saneamento numa aldeia com cerca de 80 famílias.
Contactos:
e-mail: donativos@unicef.pt
segunda-feira, 28 de junho de 2010
GNR PATRULHA O MARÃO
Programa "Adopte um charco perto de si" quer levar anfíbios às escolas"
"Pretende-se que os alunos possam adotar um charco em áreas onde existem na Natureza ou então recriá-lo na própria escola, na disciplina de Ciências da Natureza, através de um manual fornecido por nós", disse hoje aos jornalistas Nuno Ferrand, diretor da Unidade de Conservação e Divulgação da Biodiversidade da Universidade do Porto (CIBIO), promotora da iniciativa.
Em declarações à margem da inauguração da exposição "Anfíbios: uma pata na água, outra na terra", patente ao público no Palácio Sotto Mayor, na Figueira da Foz, Nuno Ferrand acrescentou que o programa quer "contribuir para diminuir a ignorância" que as pessoas têm sobre os animais anfíbios -- dos sapos à rãs, passando pelos tritões e salamandras, entre outros - existentes em território nacional.
domingo, 27 de junho de 2010
O Álbum de Família do Planeta Terra
Entregue os medicamentos fora de prazo na Farmácia
sábado, 26 de junho de 2010
PORTUGAL SEM FOGOS
- não lançar foguetes;
- não fazer fogueiras;
- não deitar lixo para o chão (principalmente beatas de cigarros).
Em caso de incêndio ligue 112.
Se quiser ficar a saber mais sobre este assunto e sobre tudo o que envolve a natureza, consulte o sítio do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade:
http://portal.icnb.pt
13ª campanha de recolha de radiografias da AMI
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Resinorte
Entre muitas coisas, ficarás a saber que os pacotes de leite, de sumo, natas ou vinho, que antigamente se colocavam no contentor azul, agora se colocam no amarelo, tal como: garrafões, frascos e garrafas de plástico, iogurtes líquidos, detergentes, produtos de higiene, sacos de plástico, copos de iogurte, manteiga, margarina, enlatados e conservas, latas de bebidas, aerossóis, tabuleiros de alumínio, outras embalagens de metal.
No ecoponto verde podes e deves colocar:
JÁ SABES:
quinta-feira, 24 de junho de 2010
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Viagem virtual ao mundo da reciclagem
terça-feira, 22 de junho de 2010
9.º A exibe filme de Área de Projecto na Festa de Final de Ano Lectivo
A Sílvia, a Carla e a Karina apresentaram o filme...
Neste filme, estão retratadas actividades como o "Movimento Limpar Portugal", o projecto "Vamos Limpar a Escola", a construção de eco-pontos, a horta biológica da nossa escola, assim como a plantação de árvores e a criação de ninhos e de jardins móveis, na "Semana da Floresta".
Mexilhão de rio do norte
A Declaração de Impacte Ambiental (DIA) das barragens do Alto Tâmega, concessionadas à espanhola Iberdrola, foi assinada na segunda-feira e, segundo a fonte, chumbou a barragem de Padroselos, que estava previsto construir no rio Beça, no concelho de Boticas.
A tutela resolveu condicionar as restantes três barragens «sem comprometer a produção hidroeléctrica anual». O ministério do Ambiente decidiu que o condicionamento passa também pela obrigatoriedade de serem usadas as cotas mais baixas propostas no Estudo de Impacte Ambiental (EIA).
A DIA contempla também um conjunto de medidas de compensação sócio-económicas e ambientais para a zona.
O mexilhão de rio do norte, Margaritifera margaritifera, é uma espécie rara protegida pela legislação nacional e europeia e que, em 1986, chegou a ser dada como extinta em Portugal.
Atualmente, esta espécie existe nos rios Rabaçal, Tuela e Mente, que atravessam a parte ocidental do Parque Natural de Montesinho (PNM), e ainda no Paiva, Neiva e Cavado. No âmbito do Estudo de EIA de Padroselos, o mexilhão de rio foi também descoberto no rio Beça.
A construção da barragem de Padroselos implicaria a eliminação desta colónia de bivalves e, por isso, o EIA propôs um «possível cenário alternativo do projecto», que passava pela exclusão desta barragem do projecto. "
segunda-feira, 21 de junho de 2010
AS ENERGIAS RENOVÁVEIS NA FEIRA DO GRANITO
domingo, 20 de junho de 2010
A Optimus Kanguru vai plantar 100 000m2 de floresta
Por cada cliente que adira à Factura Electrónica, a Optimus Kanguru vai plantar 1m2 de floresta na Serra da Lousã. Sempre que a nova Factura Electrónica ficar disponível para consulta no site, ser-lhe-á enviado um e-mail ou um SMS com este alerta. Desta forma estará a contribuir para uma causa nobre. Eu já aderi!!!!
sábado, 19 de junho de 2010
Depositrão
sexta-feira, 18 de junho de 2010
CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO CONTRA INCÊNDIOS FLORESTAIS
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Dia Mundial da Luta contra a Desertificação e a Seca
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Geração Depositrão
No decorrer do mês de Maio os alunos recolheram o objecto que viria a ser transformado. Para tal foi pedido que os alunos da escola trouxessem equipamentos eléctricos em fim de vida para procedermos à selecção do que considerávamos mais adequado para esta actividade. Chegaram computadores, monitores, ratos, rádios, modems e uma ventoinha!
Após a recepção dos REEEs, e já no mês de Junho, realizou-se uma reunião para troca de ideias, despertar de mentes e análise de cronograma para elaboração das actividades. A ideia surgiu com a ajuda de todos e as tarefas foram distribuídas.
Os alunos pertencentes ao 7ºA ficariam responsáveis pela compra do material necessário e pintura do REEE escolhido e os alunos do 10ºB ficariam responsáveis por o estruturar e transformar numa autêntica obra de arte.
Para que esta iniciativa fosse do conhecimento dos restantes elementos da escola, toda a actividade foi realizada no espaço exterior. Após a recepção dos REEEs, e já no mês de Junho, realizou-se uma reunião para troca de ideias, despertar de mentes e análise de cronograma para elaboração das actividades. A ideia surgiu com a ajuda de todos e as tarefas foram distribuídas.
Os alunos pertencentes ao 7ºA ficariam responsáveis pela compra do material necessário e pintura do REEE escolhido e os alunos do 10ºB ficariam responsáveis por o estruturar e transformar numa autêntica obra de arte.
Para que esta iniciativa fosse do conhecimento dos restantes elementos da escola, toda a actividade foi realizada no espaço exterior.
Com o objecto apresentado pretendemos representar a importância das energias renováveis (mais especificamente a energia geotérmica) para a produção de electricidade. O nosso objecto é o espelho de uma das mais poderosas forças da natureza: o calor da Terra.
Esta energia renovável possui vantagens óbvias sobre as fontes finitas de combustíveis fósseis, bem como sobre algumas outras renováveis.
A sua utilização é compatível com a conservação dos recursos naturais e a preservação da qualidade do ambiente, sendo por isso considerada uma fonte energética capaz de suportar o desenvolvimento sustentável da região onde se insere.
Trata-se de uma fonte de energia endógena e renovável que reduz a necessidade de utilização de combustíveis fósseis, apresentando por isso benefícios ambientais significativos ao evitar a combustão de hidrocarbonetos e, em consequência, reduzindo as emissões dos gases de efeito de estufa.
Assim, o objectivo primordial do nosso objecto é traduzir o enorme potencial que existe no interior do nosso planeta e que este potencial pode e deve ser aproveitado uma vez que os recursos que actualmente utilizamos para produzirmos energia se estão a esgotar e são altamente poluentes (ex: petróleo, gás, carvão).
Representamos a terra/solo através de uma rocha recolhida nas imediações da nossa escola à qual fizemos a “ligação” da tomada da ventoinha indicadora da ligação da energia do solo ao equipamento eléctrico.
EIS O OBJECTO FINAL: