quinta-feira, 20 de maio de 2010

Lagarto-de-água


Foi com agrado que vi, esta semana, a capa da revista "Visão". Além de ser relativa ao dia Internacional da Biodiversidade, que se comemora sábado, dia 22, fez-me rever um animal que, na minha infância e juventude, eu via frequentemente. A cabeça azul, o corpo amarelo e a longa cauda são-me familiares. Antigamente viam-se muitos destes lagartos por esta zona. São animais muito bonitos, vistosos e invulgares. Pelo que se afirma na revista em causa, estes animais são muito mais comuns em Portugal que em Espanha e vivem em zonas húmidas, perto de ribeiras. No meu caso, posso esclarecer que os costumava ver também perto de uma barragem, a da Falperra, em Vila Pouca de Aguiar. As maiores ameaças a estes animais encontram-se na construção de barragens, nas descargas de afluentes, na perda de habitat e nos fogos florestais( estes têm dizimado populações inteiras). Actualmente esta espécie é alvo de várias acções de conservação e não está em vias de extinção, ainda.

Sem comentários:

Enviar um comentário