quarta-feira, 26 de maio de 2010

Energia dos Oceanos

Existem três formas de produzir energia usando o mar: as ondas, as marés (ou deslocamento das águas) e as diferenças de temperatura dos oceanos.
As ondas formam-se quando o vento levanta a superfície do oceano e cria ondas de tempestade locais. A energia turbulenta dissipa-se e é levada para longe através de milhares de quilómetros sob a forma de ondas mais calmas. A energia cinética deste movimento é utilizada para pôr uma turbina a funcionar e gerar energia eléctrica. As marés são outra fonte de energia que pode ser aproveitada em diques (barragens) construídos na costa em zonas sob influência das subidas e descidas do mar (marés).
Quando a maré enche a água fica armazenada no dique; ao baixar, a água sai pelo dique, fazendo movimentar turbinas especiais que produzem energia eléctrica, como em qualquer outra barragem.
A água do mar é mais quente à superfície do que em zonas mais profundas porque está exposta aos raios solares. Esta diferença de temperatura pode ser utilizada na produção de energia.
Em Portugal aproveita-se a energia do deslocamento das águas para fazer trabalhar os moinhos.

Paula, Cátia Martins e Susana, 8ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário