sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vermicompostagem

Definição e objectivos
A vermicompostagem é uma tecnologia de tratamento e valorização controlada da fracção orgânica dos resíduos quando devidamente estabilizados, contribuindo, a título de exemplo, para a redução de resíduos orgânicos a depositar em Aterro e para o aumento dos níveis de matéria orgânica no solo.
Em termos de resíduos podem identificar-se as seguintes tipologias:
Resíduos urbanos biodegradáveis (onde se incluem os resíduos alimentares domésticos);
Lamas de ETAR urbanas e industriais;
Resíduos verdes;
Biomassa florestal e biomassa agrícola (incluíndo estrumes e chorumes);
Óleos alimentares usados.
*****
A Engenharia na vermicompostagem tem vindo a desenvolver-se e posicionar-se como um método de baixo custo e gerador de economias de escala – vermicomposto, chá de vermicomposto e biomassa de minhocas, encontrando-se ao alcance de todas as populações desde soluções em pequena, média e larga-escala.
****
Processos
O processo de vermicompostagem realizado pela Futuramb obedece a um conjunto de operações unitárias específicas que se podem enquadrar em Sistemas de Vermicompostagem domésticos (vermicompostores), em espaço rural (canteiros) ou industriais (reactores In Vessel).

Espécies de minhocas utilizadas em vermicompostagem
Em vermicompostagem são utilizadas unicamente espécies Epígeas, sendo definidas por minhocas de superfície, habitando zonas superficiais do solo. Nesta tipologia, encontram-se as espécies Eisenia foetida e as sub-espécies Eisenia foetida foetida e Eisenia foetida andrei, utilizadas maioritariamente em Portugal em função de factores edafo-climáticos. Paralelamente, outras são utilizadas, como sejam as espécies Eudrillus eugeniae ou Lumbricus rubellus, ainda que não autóctones e directamente menos adaptadas.
A maior eficiência da vermicompostagem em comparação com outros métodos de tratamento é justificada, por exemplo, pela simbiose e mutualismo das minhocas com a fauna microbiana, tendo no primeiro caso a sua função essencialmente física, e no segundo caso função físico-química. Outra razão, prende-se por ser um processo essencialmente em contínuo, permitindo o tratamento de quantidades variáveis de resíduos, de acordo com a sua escala.
In http://www.futuramb.com/pt/vermicompostagem/

Sem comentários:

Enviar um comentário