terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Há fogo na floresta

Sinopse retirada de wook.pt
Recomendado pelo PNL para o 3º ano de escolaridade, destinado à leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I.
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Pedro Mendes, trazem-nos duas histórias inéditas e ajudam-nos a defender a nossa floresta, com informações úteis sobre a sua protecção, os cuidados básicos para evitar incêndios e o que fazer para dar o alerta em caso de fogo ou qualquer outro tipo de ameaça. Um livro indispensável para toda a família que nos apresenta a vida da floresta portuguesa, as nossas plantas, os nossos animais e a vivência de todos.
Excerto
O vento soprava de mansinho espalhando as cinzas e espevitando o lume. «Tenho que ir avisar os meus amigos», pensava o pica-pau sem levantar voo do ramo onde tinha pousado, ainda na esperança de que o fogo não alastrasse.O vento, soprando com mais força, fez rodopiar folhas mortas, essas folhas passaram de raspão pelas brasas e seguiram pelo ar já a arder, pegando fogo à cabana das crianças, aos arbustos, aos ramos secos espalhados pelo chão.- Fogo, fogo! - gritou o pica-pau até ficar rouco. - Fujam! A floresta vai arder! [...]

Sem comentários:

Enviar um comentário