terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Estudo: Aves de Chernobyl têm cérebro mais pequeno



As aves que habitam a zona contaminada por radiação apresentam um tamanho cerebral inferior ao de indivíduos de outras zonas. Isto poderá ser uma consequência do aumento do stress oxidativo, da modificação processo pelo qual o cérebro se torna maior ou ainda um efeito da baixa disponibilidade de alimento.
Depois de um estudo sobre os efeitos da radiação na biodiversidade da zona de exclusão de Chernobyl que revelou impactos negativos nos répteis e mamíferos para além das aves e insectos, Timothy Mousseau volta a publicar novo trabalho sobre o tema.
Desta vez, o trabalho de investigação, cujos resultados são apresentados na revista PLoS One, foca-se nas aves, comparando a anatomia indivíduos de 48 espécies dentro e fora da zona de exclusão.
Analisando 550 aves, os investigadores detectaram uma diminuição de 5% no tamanho do cérebro no caso das aves que habitam a zona contaminada, diferença que é mais acentuada nas aves mais jovens, sobretudo nos animais com menos de um ano.
A explicação paras este fenómeno não é clara, sendo sugeridas várias teorias. A primeira aponta para o stress oxidativo sofrido pelas aves que habitam a zona de exclusão, que mobilizam grande quantidades de antioxidantes para contrariar os efeitos da radiação.
Outra hipótese plausível é que a radiação pode estar a provocar erros no desenvolvimento do cérebro, o que não é, no entanto, muito provável porque, nesse caso, observar-se-iam alterações semelhantes noutros órgãos.
Por fim, a diminuição do tamanho do cérebro pode ser uma consequência da baixa disponibilidade alimentar já que na zona de exclusão as populações de insectos são menos abundantes. No entanto este fenómeno nunca foi observado antes.
Fonte: news.bbc.co.uk/earth
In http://naturlink.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário