sábado, 31 de julho de 2010

sexta-feira, 30 de julho de 2010

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO


O MELHOR MESMO É RECICLAR E, QUANDO ISSO NÃO FOR POSSÍVEL, DEPOSITAR O LIXO NOS CONTENTORES PARA O EFEITO.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Tubarão Baleia

O maior e mais espectacular dos peixes é uma espécie considerada vulnerável...

Lindo e inofensivo - ora vejam!

video

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Extruplás





A Extruplás é uma empresa de reciclagem, recuperação e fabrico de produtos plásticos, situada no Seixal, e que faz mesas, bancos, papeleiras, vedações, floreiras, pontes pedonais, pavimentos e muito mais a partir de plásticos reciclados. Estes produtos imitam a madeira natural.
É um empresa inovadora e que prova, mais uma vez, que ajudar o ambiente também pode significar ajudar a nossa débil economia.
Contactos:
Directora Geral: Drª Sandra Castro (sandracastro@extruplas.com)
tel: 212 104 348
fax: 212 101 632

terça-feira, 27 de julho de 2010

Mais um automóvel com preocupações ambientais

E porque é cada vez mais imprescindível que os automóveis emitam cada vez menos CO2 para a atmosfera, para o bem de todos nós, aqui fica mais uma sugestão, se tiver dinheiro, claro!!!!!
A Mercedes-Benz, gama Classe C, mantém a dinâmica com menos consumo e menos emissões (consumo combinado l/100 Km: 6,8; Emissões CO2:180 g/km)

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Segway

O Segway é um equipamento eléctrico, com origem nos E.U.A., ecológico, robusto e simples de utilizar. É uma boa alternativa para quem faz pequenos percursos pois não provoca poluição. Tem uma autonomia até 38km e não ultrapassa os 20km/hora.

domingo, 25 de julho de 2010

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS


Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) - É uma infra-estrutura que trata as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial, vulgarmente chamadas de esgotos sanitários ou despejos industriais , para depois serem escoadas para o mar ou rio com um nível de poluição aceitável.

Numa ETAR as águas residuais passam por vários processos de tratamento com o objectivo de separar ou diminuir a quantidade da matéria poluente da água.

Pré tratamento
No primeiro conjunto de tratamentos, designado por pré-tratamento ou tratamento preliminar, o esgoto é sujeito aos processos de separação dos sólidos mais grosseiros tais como a gradagem .
Tratamento primário
A primeira fase de tratamento é designada por tratamento primário, onde a matéria poluente é separada da água por sedimentação nos sedimentadores primários. Este processo exclusivamente de ação física pode, em alguns casos, ser ajudado pela adição de agentes químicos que através de uma coagulação/floculação possibilitam a obtenção de flocos de matéria poluente de maiores dimensões e assim mais facilmente decantáveis.
Tratamento secundário/Biológico
Consistindo num processo biológico, do tipo lodo ativado ou do tipo filtro biológico, onde a matéria orgânica (poluente) é consumida por microorganismos nos chamados reatores biológicos.
Finalizado o tratamento secundário/ biológico, as águas residuais tratadas apresentam um reduzido nível de poluição por matéria orgânica, podendo na maioria dos casos, serem despejadas no meio ambiente receptor.

sábado, 24 de julho de 2010

Correio Verde


A pensar num mundo melhor, os CTT renovaram o Correio Verde. Agora é ecológico. As embalagens são produzidas com materiais reciclados e impressas com tintas amigas do ambiente. As emissões de CO2 são totalmente compensadas atraves do apoio a projectos de florestação.
E a pensar em si, e na sua conveniência, os CTT criaram alguns novos formatos, para que seja mais prático enviar tudo o quye precisa. A Caixa L, por exemplo, destinada ao envio de formatos A4 (documentos, dossiês e muito mais) pode ser reutilizada!!!! Basta colar uma nova etiqueta de reutilização.
Não tem que pesar, nem de selar. Além de ecológico, é mais económico!
Se quiser saber mais sobre este e outros assuntos e sobre tudo o que os CTT têm feito a favor do ambiente, vá a

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Parque biológico de Gaia

Abriu a caça no Parque Biológico de Gaia


A partir de agora já pode caçar (com a máquina fotográfica, é claro) no Parque Biológico, sem necessidade de licença de caça. E pode levar os seus troféus: corços, bisontes, açores, pica-peixes e muitas outras espécies vão decorar as paredes de sua casa.

Cuidado com o sol!!!

Sabias que...
- as pessoas com pele clara, sardas ou sinais correm maior risco de desenvolver cancro da pele;
- deves utilizar um protector solar que te proteja dos raios UVB e UVA. As pessoas, muitas vezes, subestimam o risco de cancro associado aos raios UVA;
-os raios UV conseguem passar através das nuvens menos densas, por isso também deves usar protector solar nos dias nublados de Verão;
-os solários não são seguros. A Irlanda proibiu a sua utilização por menores de 18 anos devido ao risco de melanoma, a forma mais perigosa de cancro da pele. Este tipo de cancro mata mais adolescentes que adultos;
-as queimaduras solares repetidas aumentam o risco de cancro da pele;
-qualquer alteração num sinal, sarda ou em qualquer área da pele que ocorra rapidamente, no espaço de semanas ou meses, deve ser levado a sério;
- o teu bronzeado pode ter um aspecto muito atraente hoje, mas a exposição excessiva ao sol provoca rugas, manchas escuras permanentes e outros sinais de envelhecimento precoce;
- os teus olhos são vulneráveis aos raios UV. Logo, além de ser "fixe", usar óculos de sol também é mais seguro para a tua saúde.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Qual aquecimento global??!!

Só não percebe quem não quer perceber...Qual aquecimento global?
icebergs por todo o lado!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Kit energia solar-Luxe




Por 14 euros pode adquirir um kit completo para a introdução e aprendizagem sobre energia solar. Inclui 3 módulos independentes que permitem realizar uma séria de experiências com tensões compreendidas entre 1,5V e 4,5V e intensidades desde 100mA até 300mA. Este kit contém ainda um suporte, um mini-motor, suporte para o motor, várias ligações, ventilador, unidade de música, lâmpada especial e vários acessórios.
Este kit vem acompanhado de um guia explicativo dos princípios e aplicações básicas da energia solar.
O módulo mede: 127 x 102 x 11 mm e é adequado para carregar pequenas baterias, alimentar rádios, calculadoras, jogos electrónicos.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Curiosidades ecológicas e positivas para a economia

Sabias que... garrafas de água, sumos e óleo alimentar transformam-se em fibras de poliéster, a partir das quais se podem fabricar t-shirts (5 garrafas), gorros (2 garrafas), camisolas de malha polar, peluches e equipamentos para os jogadores de futebol?
embalagens de PVC, um tipo de plástico que pode ser encontrado em embalagens de detergentes, pode transformar-se em tubos, molduras de janelas ou solas para sapatos?

os designados plásticos mistos(sacos de arroz ou de massa, embalagens de margarina, couvetes de carne ou peixe, copos de iogurte sólido e embalagens das batatas fritas) podem transformar-se em mobiliário urbano?


E que as garrafas de iogurte líquido, champô e gel de banho podem transformar-se em embalagens de óleo de motor e rodas dos carrinhos de brincar? Os filmes plásticos (sacos de plástico e plásticos que envolvem outras embalagens) transformam-se em novos sacos de plástico e legos?

a esferovite que, por exemplo, acondiciona os electrodomésticos, pode transformar-se em vasos e cabides?



as embalagens de metal (latas de bebidas, de conservas e aerossóis) transformam-se em trotinetes, bicicletas e peças para automóveis?



DÁ QUE PENSAR, NÃO DÁ???
RECICLAR, ALÉM DE ECOLÓGICO, É MUITO BOM PARA O PAÍS, PORQUE GERA EMPREGO E RIQUEZA. QUEM RECICLA AJUDA O AMBIENTE E O PAÍS.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Anúncio da QUERCUS

Um dos vídeos mais bonitos que já vi! Dá que pensar...

video

WWF


Uma das maiores organizações de defesa ambiental é a WWF. Se te preocupas com o aquecimento global e queres saber qual o seu impacto na Terra vai a







Este é um sítio muito interessante e poderás aprender muitas coisas novas sobre o impacto das alterações climáticas nas vidas de todos os seres .

domingo, 18 de julho de 2010

O Principezinho




Educação ambiental também é desenvolver, desde cedo, o respeito pelo meio que nos envolve, pelas plantas e animais. Assim, sendo, um bom exemplo será O Principezinho, de Saint-Exupéry, que conta a história de uma criança que mora num planeta minúsculo. Aí nasceu uma rosa que o pequeno príncipe trata com muito amor. Um dia, decide deixar o seu planeta e viajar pelo Universo...
Se ainda não leste, não percas tempo. Há quem diga que é um livro para adultos camuflado num livro para crianças. Aqui fica um excerto para aguçar a curiosidade:







"[...] Andando, o principezinho encontrou um jardim cheio de rosas. Contemplou-as... Eram todas iguais à sua flor. E deitado na relva, ele chorou... foi então que apareceu a raposa: - Bom dia, disse a raposa. - Bom dia, respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada. - Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira... - Quem és tu? Perguntou o principezinho. Tu és bem bonita... - Sou uma raposa, disse a raposa. - Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste... - Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda. - Ah! Desculpa, disse o principezinho, Que quer dizer "cativar"? - É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços..." - Criar laços? - Exactamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo... Se tu me cativas, a minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo... A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe: - Por favor... Cativa-me! Disse ela. - Bem quisera, disse o principezinho, mas eu não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer. - A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer alguma coisa. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me! - Que é preciso fazer? Perguntou o principezinho. - É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto... No dia seguinte o principezinho voltou. - Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. E quanto mais perto for da hora, mais feliz me sentirei. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se chegares a uma hora qualquer, eu nunca saberei a que horas é que hei-de começar a arranjar o meu coração, a vesti-lo, a pô-lo bonito... São precisos rituais. - Que é um ritual? Perguntou o principezinho. - É uma coisa muito esquecida também, disse a raposa. É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias; uma hora, das outras horas. (...) Assim o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse: - Ai! que me vou pôr a chorar... - A culpa é tua, disse o principezinho. Eu não te queria fazer mal; mas tu quiseste que eu te cativasse... - Pois quis. - Mas agora vais-te pôr a chorar! - Pois vou... - Então não ganhaste nada com isso! - Ai isso é que ganhei! - disse a raposa - Por causa da cor do trigo… Anda, vai ver outra vez as rosas. Vais perceber que a tua é única no mundo. Quando vieres ter comigo, dou-te um presente de despedida: conto-te um segredo. Adeus...[...] - Vou-te contar o tal segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos... - O essencial é invisível para os olhos – repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer. - Foi o tempo que tu perdeste com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante. - Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... Repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer. - Os homens já se esqueceram desta verdade, disse a raposa. Mas tu não te deves esquecer dela. Ficas responsável para todo o sempre por aquilo que cativas. Tu és responsável pela tua rosa..." Antoine de Saint-Exupéry in "O Principezinho".

sábado, 17 de julho de 2010

O que é a chuva ácida?

Um vídeo educativo e simples sobre um tema não muito explorado:

video

Expo Biodiversidade em Vila Pouca de Aguiar

De 8 de Julho a 15 de Agosto, está em Vila Pouca de Aguiar (no Mercado Municipal) a Exposição BioDiversidade,a maior exposição do género alguma vez feita em Portugal. Este é o Ano Internacional da Biodiversidade e a Câmara Municipal e a Vitaguiar tomaram a iniciativa de realizar esta exposição para o comemorar da melhor forma.
Os adultos pagam 3 euros e as crianças (dos 5 aos 12 anos) 1 euro e cinquenta. Podem tirar fotografias desde que não usem flash e não deverão tocar nos expositores nem fazer muito barulho para não perturbar os animais. Eu já fui ver!!! Aqui estão algumas fotografias:
Este é um Varano.

Eis uma Tarântula.


A Iguana Verde é um lagarto arborícola e herbívoro, nativo da América Central e do Sul. O adulto mede frequentemente 1,80m e costuma pesar mais de 9kg. A cor verde das suas escamas permitem-lhe confundir-se com o meio.

O escorpião, também conhecido por lacrau, é proveniente das florestas asiáticas. São animais carnívoros e têm geralmente hábitos nocturnos. Algumas espécies atingem dimensões na ordem dos 30cm e chegam a capturar pequenos vertebrados (rãs e roedores).

Algumas cobras das mais variadas cores:

"Receio que os animais considerem o homem como um ser da sua espécie, mas que perdeu da maneira mais perigosa a sã razão animal, receio que eles o considerem como o animal absurdo, como o animal que ri e chora, como o animal desatroso." Nietzsch






video

Água Serra da Estrela


A empresa Água Serra da Estrela tem um programa de reflorestação em vigor. Ao comprar uma garrafa de água, pode registar-se no sítio da internet, introduzir o código que vem na garrafa e poderá saber quantas árvores já plantou, contribuindo, desta forma, para o aumento da massa florestal do nosso país e também para a redução do aquecimento global, já que as árvores absorvem CO2, o maior responsável pela redução da camada do ozono.


Se não tiver internet, pode enviar 4 códigos de barra para:


Programa de Reflorestação das Serras de Portugal

Apartado 118;2795-510 Carnaxide



O sítio da Água Serra da Estrela na internet é muito interessante. Se estiveres interessado em conhecer mais sobre o ambiente e o que todos podemos fazer por ele e pelo nosso planeta, vai a



sexta-feira, 16 de julho de 2010

O que cada um de nós pode fazer para evitar a diminuição da camada do ozono



-Utilizar, sempre que possível, transportes públicos ou a bicicleta;
-Desligar as luzes, a televisão ou o computador, sempre que não estiverem a ser utilizados;
-Plantar árvores;
-Utilizar papel reciclado e produtos reutilizáveis;
-Tentar usar produtos com a etiqueta "amigo do ozono";
-Reciclar velhos frigoríficos ou unidades de acondicionamento do ar e certificar-se que estes não emitem CFC's para a atmosfera;
-Não utilizar aerossóis;
-Quando for ao supermercado, deve utilizar e, se possível, reutilizar sacos biodegradáveis;
-...
Pela turma do 12ºA

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Badoca Park

Se gosta de observar animais selvagens ao vivo, nestas férias viaje até ao Alentejo e viva a aventura de um safari africano!!! Observe todos os pormenores da vida selvagem de muito, muito perto!
Girafas, zebras, gnus, avestruzes e búfalos coabitam em 50 hectares de "savana" alentejana.
Para mais informações contacte o número 269 708 850 ou vá a http://www.badoca.com/ In Visão de 3 de Junho 2010

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mosqui No- Dispositivo antimosquitos/melgas

Há dias publiquei este artigo. Todavia tenho de frisar que, entretanto, descobri que não funciona porque a menina a quem o ofereci foi toda picada durante a noite. Há que ser honesto e dizer a verdade.
Este dispositivo antimosquitos da Chicco pode ser usado a partir dos 0 meses. Além de silencioso, é ecológico uma vez que não usa produtos tóxicos, mas serve-se de ultra-sons para repelir os incómodos insectos. Se é amigo do ambiente e tem um bebé, não hesite. Além de ecológico, o preço é bastante acessível (à volta de 12 euros). Só terá de mudar as pilhas (que poderão ser recarregáveis, se quiser continuar a ajudar o ambiente).

terça-feira, 13 de julho de 2010

Borboleta azul



Na nossa região existe a Borboleta Azul, uma espécie ameaçada de extinção. Esta espécie pode ser vista no Parque Natural do Alvão, entre Mondim de Basto e Vila Real, onde existe a maior colónia destes animais em território nacional.
A câmara municipal de Vila Real tem enveredado esforços tendo em vista a preservação desta espécie. O programa inclui dois projectos no valor de 1,7 milhões de euros, aprovado no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ténis ecológicos

In Visão de 3 de Junho 2010

Os novos All-Mountain Run-Off, da linha Timberland, foram concebidos para a velocidade e estão adequados para ir desde a montanha ao leito dos rios. As solas Green Rubber são feitas com pneus reciclados (42%).

domingo, 11 de julho de 2010

Fluviário de Mora



Dia 21 de Março de 2007 abriu o Fluviário de Mora, na altura o maior aquário de peixes de água doce da Europa.

No edifício, que retrata os antigos celeiros onde se guardavam os cereais, além da exposição permanente de exemplares vivos de peixes do rio e de outros animais daquele habitat, como lontras, decorrem várias actividades especialmente direccionadas para as escolas.

O espaço já recebeu cerca de 450.000 visitantes, o que prova o sucesso da iniciativa.



Para saber tudo sobre este espaço vá a



sábado, 10 de julho de 2010

Alqueva



A marca hoteleira Alila Hotels & Resorts, que até aqui só operava na região da Ásia-Pacífico, vai gerir o primeiro hotel do complexo turístico alentejano Roncão d'El Rei, designação que nomeia o antigo Parque Alqueva, que herda o nome do maior lago artificial da Europa. Os responsáveis afirmam que tudo está a ser feito tendo em conta o menor impacto ambiental, afirmação que a Quercus contesta referindo que já quando foi construída a albufeira, não tiveram em conta que iriam destruir a maior zona de montado de azinho da Europa, por exemplo. A Quercus afirma que os planos de ordenamento são feitos à medida dos grandes interesses privados. Nós sabemos que quando grandes valores económicos estão envolvidos, o ambiente pouco interessa...

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Avião movido a energia solar




Um avião experimental, com 63 metros de envergadura e que funciona movido a energia solar, cumpriu a marca histórica de 24 horas de voo, segundo o que afirmou o grupo que construiu o aparelho. A façanha foi conseguida ontem, pouco antes das 7h locais, na Suiça, e foi comemorada com apalusos por parte da equipa envolvida.

Os especialistas do grupo Impulso Solar esperam realizar, dentro de dois anos, uma viagem à volta do mundo com 5 escalas.

Uma óptima notícia para o ambiente!!!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pneus Michelin

Segundo esta publicidade, os pneus Michelin Pilot Sport 3 foram concebidos para intensificar a sua sensação de condução, em particular nas curvas. Segundo o fabricante, permitem poupar no combustível , ou seja, as emissões de CO2 também serão inferiores. Pelo menos assim espero.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

As pastilhas e os pássaros


Anda a circular pela internet o seguinte mail:



EMBRULHA AS PASTILHAS ELÁSTICAS ANTES DE AS DEITARES FORA:


Atraídos pelo cheiro adocicado e pelo sabor a fruta, os passarinhos comem restos de pastilhas deixadas, irresponsavelmente, em qualquer lugar.
Ao sentirem a pastilha presa na boca, tentam desesperadamente retirá-la com as patas, mas acabam por morrer sufocados.
Por favor, embrulha a pastilha num papel e deita-a ao lixo. Assim estarás a ajudar os passarinhos e a evitar que o lixo se alastre pelas ruas.
Já agora, a título de curiosidade, fica a saber que as pastilhas demoram 5 anos a decomporem-se.
SÊ CONSCIENTE.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Conselhos da EDP


No sítio da Eco.Edp podes encontrar conselhos úteis que todos podemos seguir para reduzir as emissões de gases que provocam o efeito de estufa e consequente aquecimento global:



-não deixes o carregador do ipod ou do telemóvel na ficha depois de carregado.
-planta uma árvore – as árvores absorvem CO2 e evitam que o nosso Planeta se torne demasiado quente.
-não abras as janelas quando o Ar condicionado está ligado.
-desliga completamente o computador, a playstation, a televisão, as aparelhagens e o dvd quando não estiveres a utilizá-los. Se a luz não apagar continuas a gastar energia.
-não abras a porta do frigorífico muitas vezes e quando abrires sê rápido, para o frio não sair.
-usa o máximo possível, durante o dia, a luz do sol.
-utiliza lâmpadas ou outros produtos eficientes.
-apaga as luzes e a televisão nas divisões da casa onde não está ninguém.
-não coloques alimentos e bebidas quentes dentro do frigorífico, ao aumentar a temperatura dentro do frigorífico vais obrigá-lo a produzir mais energia.
-evita os produtos embalados. As embalagens criam demasiado lixo!
-ao escolheres legumes e fruta, prefere produtos nacionais e locais. Quanto menos km andarem até chegarem à tua boca, mais eficientes são. Dá prioridade à agricultura biológica.
-recicla. Lata, garrafas, sacos de plástico, jornais, coloca-os nos ecoponto.
-conversa com os teus pais, amigos e professores sobre eficiência energética, deixa que eles descubram o que tu já sabes.
Mais eco. Mais Futuro.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Energia nuclear e impacto ambiental



Desde que foi descoberta a radioactividade, que os cientistas de todo o mundo se debruçam cada vez mais sobre as formas de evitar acidentes e prejuízos para a saúde, o que ocorre com frequência nas fases iniciais de investigações. É de conhecimento e consciência geral o perigo que podem causar exposições a radiações radioactivas.

Efeitos das radiações
Nos seres vivos os efeitos causados pela exposição a radioactividade manifestam-se a dois níveis:
.Nível somático, cuja expressão máxima é a morte.
.Nível genético, que é responsável pelo aumento de mutações, podendo assim originar aberrações genéticas nas gerações posteriores.
Estes efeitos dependem da natureza da radiação, do seu tempo de vida, da intensidade e dos órgãos onde esta é acumulada, e tal como varia os efeitos, também varia a sua capacidade de penetração nos tecidos.
Os neutrões e os raios gama são os que mais facilmente alcançam o interior do organismo, e são estes que são libertados em explosões nucleares ou em acidente nos reactores.
Existem partículas que só se tornam prejudiciais se entrarem directamente no organismo, normalmente por via da alimentação ou pelo ar que respiramos. Quando uma radiação incide num tecido biológico, altera as características químicas das moléculas destes, que ou matam a célula ou originam divisões nesta não controláveis. No primeiro caso o organismo elimina e substitui as células mortas, mas no segundo caso na maioria dos casos acaba por se gerar tumores malignos. Devido a estas reacções é que e tão perigoso e temido os acidentes nucleares.
O pó radioactivo que por vezes e extremamente fino pode com facilidade introduzir-se no organismo e aí ficar acumulado.
Centrais Nucleares na Europa:

In http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/geografia/10energianuclear.htm

domingo, 4 de julho de 2010

2012

Em 2012, segundo uma antiquíssima profecia maia, o mundo será destruído se uma mulher grávida não der à luz num altar previamente prepararado para o efeito, na fantástica pirâmide de Chizen Itza (México), uma das sete maravilhas do mundo moderno. Fora isso, as representações dos actores são terríveis, os efeitos especiais reduzidos, a história um pavor.
Este filme vale apenas por um motivo: alerta para os perigos das alterações climáticas. Nele vemos nevar no México, tornados super destruidores, erupções vulcânicas anormais, tudo devido à diminuição das rotações da Terra. O filme não tem qualidade, fica apenas a preocupação ambiental.

sábado, 3 de julho de 2010

Carros ecológicos


Se está na hora de trocar de carro, porque não preferir um carro ecológico e amigo do ambiente, como o Punto Evo? Não me pagam a publicidade adicional, mas é importante lembrar que a Fiat e outras marcas cada vez mais mostram a sua preocupação em fabricar modelos mais económicos e amigos do ambiente. Pense nisto!!!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O Planeta Branco de Miguel S. Tavares


«Para todas as crianças que gostam de ler e para todos os pais e professores que ensinam as crianças a gostar de ler»
Lydia, Lucas e Baltazar constituem a tripulação da nave Ítaca-3000. Numa fase em que o ciclo de vida natural está alterado, é preciso pôr em marcha uma missão de salvamento do planeta Terra. Por isso a Ítaca-3000 parte do deserto do Sahara com um único objectivo: descobrir água no planeta Orizon S-3.
Durante dois meses de viagem, tudo decorre com normalidade. Os astronautas dedicam-se apenas a missões de rotina e consolidam a amizade que os une. Mas quando entram no Terceiro Sistema Solar, descobrem um planeta habitado por uns seres muito especiais e que julgavam não existir.
O Planeta Branco é uma história que aborda não apenas as grandes questões da actualidade, como a poluição atmosférica, a destruição das florestas ou as alterações do clima, mas que constitui, também, um hino à vida e à bondade. E que nos diz que, afinal, um mundo melhor é possível.
As ilustrações de Rui Sousa completam a magia desta história.EXCERTO:


II
"No primeiro dia de viagem, logo ao princípio, eles tinham deixado para trás a Terra e, enquanto observavam o seu planeta, Lydia chamou-lhes a atenção para um espectáculo triste e preocupante, que dali se via perfeitamente bem. Lá em baixo, sobre a Terra, longas colunas de fumo cor de chumbo elevavam-se para o céu, ocultando o verde que estava por debaixo delas: eram as "queimadas", os terríveis incêndios sobre as florestas, que os homens ateavam propositadamente e que, aos poucos, iam tornando mais pobre o planeta e mais raro o oxigénio de que todos precisavam para viver. também sobre as cidades, um halo cor-de-rosa, às vezes avermelhado, mostrava a poluição atmosférica, que tornava o ar envenenado e fazia aquecer todo o planeta, porque destruía a camada do ozono que protege a Terra do excesso de calor do Sol."
In O Planeta Branco, Miguel Sousa Tavares, pág.13.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Seat Ibiza ST

A minha intenção com a publicitação de marcas tem apenas um propósito: apresentar alternativas mais ecológicas. Assim sendo, o novo Seat Ibiza ST emite entre 89 a 139g/km de CO2 e consome entre 3,4-5,9l/100km, o que é bastante positivo para a sustentabilidade ambiental. Isto apenas para relembrar que, na hora de trocar de carro, há que pensar em tudo: no design, no conforto, mas também nos gastos e no ambiente.
In Visão de 3 de Junho 2010