segunda-feira, 5 de julho de 2010

Energia nuclear e impacto ambiental



Desde que foi descoberta a radioactividade, que os cientistas de todo o mundo se debruçam cada vez mais sobre as formas de evitar acidentes e prejuízos para a saúde, o que ocorre com frequência nas fases iniciais de investigações. É de conhecimento e consciência geral o perigo que podem causar exposições a radiações radioactivas.

Efeitos das radiações
Nos seres vivos os efeitos causados pela exposição a radioactividade manifestam-se a dois níveis:
.Nível somático, cuja expressão máxima é a morte.
.Nível genético, que é responsável pelo aumento de mutações, podendo assim originar aberrações genéticas nas gerações posteriores.
Estes efeitos dependem da natureza da radiação, do seu tempo de vida, da intensidade e dos órgãos onde esta é acumulada, e tal como varia os efeitos, também varia a sua capacidade de penetração nos tecidos.
Os neutrões e os raios gama são os que mais facilmente alcançam o interior do organismo, e são estes que são libertados em explosões nucleares ou em acidente nos reactores.
Existem partículas que só se tornam prejudiciais se entrarem directamente no organismo, normalmente por via da alimentação ou pelo ar que respiramos. Quando uma radiação incide num tecido biológico, altera as características químicas das moléculas destes, que ou matam a célula ou originam divisões nesta não controláveis. No primeiro caso o organismo elimina e substitui as células mortas, mas no segundo caso na maioria dos casos acaba por se gerar tumores malignos. Devido a estas reacções é que e tão perigoso e temido os acidentes nucleares.
O pó radioactivo que por vezes e extremamente fino pode com facilidade introduzir-se no organismo e aí ficar acumulado.
Centrais Nucleares na Europa:

In http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/geografia/10energianuclear.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário