segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Lagoa das Sete Cidades

A Lagoa das Sete Cidades, na Ilha de São Miguel, nos Açores, é uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal, na categoria de Zona Aquática Não-Marinha.
Com uma superfície de 4,35 quilómetros quadrados e uma profundidade de 33 metros, a Lagoa é um dos locais mais emblemáticos da ilha e contém toda uma mística, associada à sua beleza e imponência.
Dividida por um canal pouco profundo, a Lagoa das Sete Cidades é atravessada por uma ponte que separa um lago de cor verde, de um lado, e um lago de cor azul, de outro lado.
Inclui terrenos agrícolas, maciços florestais e integra ainda uma área urbana, a freguesia das sete cidades, que se caracteriza pela existência de casas tradicionais e de locais emblemáticos, como a Igreja de São Nicolau, o túnel de descarga da lagoa e a casa dos herdeiros Caetano e Andrade.
A Lagoa das Sete Cidades é, sem dúvida, um dos locais mágicos da ilha de São Miguel e de todo o arquipélago dos Açores. Este misticismo provém de toda a sua imponência como da associação do local ao célebre mito da Atlântida. A primeira menção feita a esta ilha ‘imaginária’ foi feita por Platão e durante toda a Antiguidade Clássica o debate acerca da sua existência foi uma constante. A verdade é que sempre se especulou sobre o facto dos Açores fazerem parte do cume das montanhas da Atlântida, que se terá afundado algures no Oceano Atlântico, algo que se mantêm envolto em mistério até hoje.
http://www.acores5maravilhas.com

Sem comentários:

Enviar um comentário