quarta-feira, 30 de março de 2011

Reflorestar o Parque Natural do Alvão

No Ano Internacional das Florestas, a Valormed promove uma campanha pela qual vai apostar na reflorestação do Parque Natural do Alvão. A iniciativa da empresa de gestão de resíduo de embalagens e medicamentos fora de uso, em parceria com a Quercus, vai recolher medicamentos e lançar as sementes. Participam cerca de 2800 farmácias, sob o mote «entregue os medicamentos fora de uso e trate do Ambiente», explica a organização. Os consumidores podem aderir levando os seus medicamentos fora de prazo às suas farmácias. «É importante reunir esforços para melhorar o coberto vegetal do Parque Natural do Alvão», afirmou Paulo Lucas, dirigente da Quercus. «Restabelecer o coberto arbóreo e arbustivo autóctone em terrenos públicos e baldios, através da plantação/sementeira de árvores e arbustos autóctones, nomeadamente algumas espécies raras ou ameaçadas de extinção, e do aproveitamento da regeneração natural, é a prioridade deste projecto», frisou. «No ano em que se celebra a biodiversidade das florestas, a Valormed, enquanto empresa ambientalmente responsável, procura não só alertar para a necessidade de uma correcta gestão das embalagens vazias e dos medicamentos fora de uso, mas também fomentar uma maior participação cívica e consciência ambiental para a preservação e conservação das florestas», sublinha José Carapeto, Director-geral da Valormed. «Este é um dever de todos nós», apontou.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Estudo: Extinção de tartaruga-gigante foi causada pelo Homem



Foram encontrados na ilha de Vanuatu restos fossilizados de uma espécie de tartaruga que se extinguiu há quase 3000 anos. Os fósseis são ossos das patas que terão servido de alimento aos humanos, que terão caçado a espécie até à extinção no espaço de 200 anos.
Cientistas australianos publicaram recentemente na revista Proceedings of the National Academy of Sciences um trabalho que relata aquele que é um dos primeiros exemplos de extinções no mundo animal causadas por humanos.
O estudo baseou-se num conjunto de fósseis descobertos na ilha de Vanuatu, no Pacífico, pertencentes a uma espécie até agora desconhecida de tartaruga-gigante do género Meiolania, que terá medido cerca de 2,5m e estaria munida de cornos.
Os ossos fossilizados das patas deste réptil gigante foram encontrados concentrados em determinado local sem que, no entanto, existissem carapaças ou crânios fossilizados. O facto de os membros serem a únicas partes com carne que podem servir de alimento, e o facto de os mais recentes datarem de há quase 3000 anos, 200 anos depois da chegada dos humanos à ilha, leva os cientistas a sugerir que a espécie foi caçada até à extinção pelo Homem.
Trata-se de mais um caso de extinção de um membro da megafauna. Este grupo é formado por espécies pré-históricas de grande porte que desaparecerem de repente sem que se saiba exactamente porquê – o Homem e as Alterações Climáticas são apontadas como hipóteses, embora, neste caso seja evidente a implicação dos Humanos.
Fonte: http://www.bbc.co.uk/


quarta-feira, 23 de março de 2011

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água

Neste dia, deixamos aqui uma campanha de solidariedade que não podíamos deixar de publicitar:
Numa ação ToTTal Fashion ,Solidária e Generosa a marca ToTTal PaSSion Giorgio Armani lança uma ação de marketing promocional que promove o movimento Acqua For Life em parceria com a Cruz Verde Internacional.
A ideia é levar água potável a regiões do mundo que sofrem com a falta dela. A primeira região beneficiada pelo projeto será Gana.
A ideia é promover acesso à água potável a regiões do mundo que sofrem com a falta desta. Para se ter uma ideia, todos os dias 4 mil crianças morrem de doenças transmitidas por água imprópria.
Além disso, estima-se que 900 milhões de pessoas ainda sofram com a falta de uma água ‘segura’, limpa e saudável para suprir suas necessidades básicas.
Assim, a partir do dia 1º de março, cada frasco vendido dos perfumes Acqua di Gio e Acqua di Gioia (lançamento da marca que chega ao Brasil este mês) será revertido em uma doação de 100 litros de água potável por ano para crianças e as comunidades em que vivem.
Os participantes da campanha serão convidados, através de um código pessoal indicado na parte externa da embalagem do perfume escolhido, a estender sua participação pela Internet e doar mais 100 litros de água.
Esse código permitirá que cada pessoa se torne um membro/fundador e crie seu próprio grupo de doação no Facebook (www.facebook.com/acquaforlife).
Nesse espaço ele poderá enviar kits promocionais e convidar amigos para o movimento.
Cada pessoa que aderir à comunidade estará doando, automaticamente, dez litros de água.
Quanto mais membros participarem, maior será o alcance e mais fundos arrecadados.
Os usuários poderão medir a atividade diária e o desenvolvimento de sua comunidade.
O primeiro local beneficiado pelo movimento será Gana, através do projeto Smart Water for Green Schools.
Neste país da África Ocidental, cerca de 40% da população rural não tem acesso à água potável.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Está em curso operação de resgate de tartaruga Rafetus swinhoe seriamente ameaçada



Por Isabel Palma (11-03-11)

Esta tartaruga com cerca de 300 anos é um dos quatro exemplares da espécie Rafetus swinhoe que existem no mundo. O seu resgate tem causado grandes emoções na população vietnamita não só por se encontrar em risco de extinção mas também porque representa o 'espírito sagrado da nação'.
O resgate de uma tartaruga gigante doente no lago Hoan Kiem de Hanoi, no Vietname, criou uma grande expectativa. Trata-se de um dos quatro exemplares da espécie Rafetus swinhoe que existem no planeta.
Toda a emoção envolvida no resgate deste animal que juntou cidadãos, ambientalistas e agentes das forças de segurança deve-se ao facto de representar o espírito sagrado da nação.
Os vietnamitas acreditam que esta tartaruga traz boa sorte. Diz a lenda que uma tartaruga-gigante deu ao rei Le Loi uma espada mágica que permitiu derrotar os invasores chineses em 1427 e fundar a sua dinastia. Esta tartaruga simboliza este capítulo da história vietnamita que é ensinada às crianças na escola.
As autoridades decidiram resgatá-la das águas contaminadas do lago depois de verificaram a deterioração do seu estado de saúde. Nas poucas ocasiões que observaram o animal à superfície verificaram a presença de feridas possivelmente devido a anzóis ou outros ataques no mar.
Ontem a equipa de resgate já conseguiu capturá-la mas a tartaruga acabou por escapar. Quando finalmente a retirarem do lago será transferida para uma piscina especialmente equipada para fornecer todos os cuidados necessários para a sua recuperação.
O Vietname está de facto preocupado com a saúde da sua tartaruga pelo que criou um conselho especial para coordenar os esforços de resgate (Sword Lake Turtle Treatment Council).
Relativamente às outras três tartarugas desta espécie, uma também vive no Vietname e as outras duas estão num zoo na China (uma fêmea de 80 anos e um macho de 100).
Fonte: http://www.elmundo.es/


sábado, 19 de março de 2011

Cientistas brasileiros descobrem que as cascas de banana servem para purificar a água



Por Filipa Alves (11-03-11)


Os investigadores utilizaram cascas de banana trituradas para eliminar metais pesados da água para beber, tendo concluído que funcionam tão bem ou melhor do que outros materiais como fibras de coco e cascas de amendoim.
Uma equipa de cientistas de vários centros de investigação brasileiros publicou recentemente na revista Industrial & Engineering Chemistry os resultados do estudo revela que as cascas de banana têm um grande potencial como material de purificação da água para consumo humano.
Os investigadores usaram as cascas de banana trituradas para remover metais pesados como o chumbo e cobre da água de um rio tendo concluído que funcionam tão bem ou melhor do que outros materiais como as fibras de coco e as cascas de amendoim, podendo ser reutilizadas até 11 vezes.
Este estudo é importante na medida em que as cascas de banana, por terem um baixo custo e não precisarem de ser transformadas quimicamente, apresentam-se como um material com grande potencial para tornar potável a água dos rios.
A água e rios e ribeiros está frequentemente contaminada com metais pesados provenientes de descargas de fábricas, ou água residuais de minas ou de campos agrícolas, que podem ter consequências nefastas na saúde humana e ambiental, e os métodos de purificação normalmente utilizados até à data são muito caros ou usam matérias tóxicos, daí a relevância do estudo recém-publicado.
Fonte: portal.acs.org


quinta-feira, 17 de março de 2011

Hora do Planeta 2011


Apagar as luzes por uma hora - a Hora do Planeta - é, não só contribuir para a preservação do nosso Planeta, como fazer parte da maior plataforma voluntária de cidadãos contra as alterações climáticas.A Hora do Planeta 2011 leva esta acção simbólica ainda mais longe e desafia-o a lembrar-se do planeta e das suas necessidades todas as horas do ano.
Marque ja na sua agenda: HORA DO PLANETA 2011, a 26 de Março de 2011, às 20H30.

quarta-feira, 16 de março de 2011

SEMANA DA FLORESTA 2011


PROGRAMA:19-25 de Março


19 de Março
• Limpar Portugal
* Participação da população em geral
21 a 25 de Março
• Exposição “Compostagem - Oportunidade de Cidadania” (Centro de Interpretação do Parque Ambiental);
• Exposição “Jardins Suspensos” (Parque Ambiental);
• Exposição de Pintura “Floresta e Água” (Centro de Interpretação do Parque Ambiental);
• Exposição de Fotografia “A Floresta Autóctone de Ribeira de Pena” (Centro de Interpretação do Parque Ambiental);
• Exposição “Jardins Portáteis” (Parque Ambiental)
* As exposições podem ser visitadas pela comunidade escolar e pela população em geral
21 a 25 de Março
• Plantação de árvores (Carvalhais e Parque Ambiental)
* Participação da comunidade escolar
22 a 24 de Março
• Hora do Conto “A árvore generosa” (Biblioteca Municipal)
* Participação da comunidade escolar
22 de Março
• Palestra “A Importância da Floresta” (Auditório Municipal)
* Participação da comunidade escolar
25 de Março
• Teatro Infantil “Animais com Manhas de Gente” (Auditório Municipal)
* Participação da comunidade escolar

terça-feira, 15 de março de 2011

Utilize, de preferência, sacos de compras reutilizáveis

videoMais uma vez, os animais dão bons exemplos...

domingo, 13 de março de 2011

Congresso 2011 da SPEA


VII Congresso de Ornitologia da SPEA &
I Jornadas Macaronésicas de Ornitologia
29 a 31 de Outubro

A SPEA está a organizar o VII Congresso de Ornitologia da SPEA & I Jornadas Macaronésicas de Ornitologia, que irá decorrer na ilha da Madeira, em Machico (Fórum Machico), nos dias 29 a 31 de Outubro de 2011. O evento tem como parceiros o Parque Natural da Madeira, a Sociedad Española de Ornitología e a Associação Biosfera I de Cabo Verde, e conta desde o primeiro momento com o apoio da Câmara Municipal de Machico, do Hotel White Waters, da SATA, da gráfica SIG e da Naturlink, entre outras entidades.
***
O congresso irá juntar cerca de 200 pessoas, que irão trocar experiências e conhecimentos nas mais diversas áreas da ornitologia e da conservação da natureza.
Nesta edição, o congresso dá especial destaque às Aves da Macaronésia, tendo ainda como temas principais a Ecologia e Conservação de Aves Florestais, a Monitorização das aves comuns e a sua utilização como indicadores do estado dos ecossistemas, a Ecologia e conservação de espécies endémicas e espécies globalmente ameaçadas, Perspectivas socioeconómicas e conservação da natureza e a Ecologia alimentar de aves marinhas.
Do programa científico farão parte a apresentação de comunicações orais e escritas por parte dos participantes e de oradores convidados. A vertente social do congresso inclui o já habitual jantar do congresso, algumas saídas de campo, e bancas para venda de artigos alusivos à temática.
Esteja atento às novidades!
Participe e patrocine esta iniciativa!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Carnaval 2011

No dia 4 de Março, em Cerva, realizou-se um animado desfile de Carnaval e, pelas fotos, podemos ver que a natureza não foi esquecida!!!