segunda-feira, 21 de março de 2011

Está em curso operação de resgate de tartaruga Rafetus swinhoe seriamente ameaçada



Por Isabel Palma (11-03-11)

Esta tartaruga com cerca de 300 anos é um dos quatro exemplares da espécie Rafetus swinhoe que existem no mundo. O seu resgate tem causado grandes emoções na população vietnamita não só por se encontrar em risco de extinção mas também porque representa o 'espírito sagrado da nação'.
O resgate de uma tartaruga gigante doente no lago Hoan Kiem de Hanoi, no Vietname, criou uma grande expectativa. Trata-se de um dos quatro exemplares da espécie Rafetus swinhoe que existem no planeta.
Toda a emoção envolvida no resgate deste animal que juntou cidadãos, ambientalistas e agentes das forças de segurança deve-se ao facto de representar o espírito sagrado da nação.
Os vietnamitas acreditam que esta tartaruga traz boa sorte. Diz a lenda que uma tartaruga-gigante deu ao rei Le Loi uma espada mágica que permitiu derrotar os invasores chineses em 1427 e fundar a sua dinastia. Esta tartaruga simboliza este capítulo da história vietnamita que é ensinada às crianças na escola.
As autoridades decidiram resgatá-la das águas contaminadas do lago depois de verificaram a deterioração do seu estado de saúde. Nas poucas ocasiões que observaram o animal à superfície verificaram a presença de feridas possivelmente devido a anzóis ou outros ataques no mar.
Ontem a equipa de resgate já conseguiu capturá-la mas a tartaruga acabou por escapar. Quando finalmente a retirarem do lago será transferida para uma piscina especialmente equipada para fornecer todos os cuidados necessários para a sua recuperação.
O Vietname está de facto preocupado com a saúde da sua tartaruga pelo que criou um conselho especial para coordenar os esforços de resgate (Sword Lake Turtle Treatment Council).
Relativamente às outras três tartarugas desta espécie, uma também vive no Vietname e as outras duas estão num zoo na China (uma fêmea de 80 anos e um macho de 100).
Fonte: http://www.elmundo.es/


Sem comentários:

Enviar um comentário