sábado, 19 de março de 2011

Cientistas brasileiros descobrem que as cascas de banana servem para purificar a água



Por Filipa Alves (11-03-11)


Os investigadores utilizaram cascas de banana trituradas para eliminar metais pesados da água para beber, tendo concluído que funcionam tão bem ou melhor do que outros materiais como fibras de coco e cascas de amendoim.
Uma equipa de cientistas de vários centros de investigação brasileiros publicou recentemente na revista Industrial & Engineering Chemistry os resultados do estudo revela que as cascas de banana têm um grande potencial como material de purificação da água para consumo humano.
Os investigadores usaram as cascas de banana trituradas para remover metais pesados como o chumbo e cobre da água de um rio tendo concluído que funcionam tão bem ou melhor do que outros materiais como as fibras de coco e as cascas de amendoim, podendo ser reutilizadas até 11 vezes.
Este estudo é importante na medida em que as cascas de banana, por terem um baixo custo e não precisarem de ser transformadas quimicamente, apresentam-se como um material com grande potencial para tornar potável a água dos rios.
A água e rios e ribeiros está frequentemente contaminada com metais pesados provenientes de descargas de fábricas, ou água residuais de minas ou de campos agrícolas, que podem ter consequências nefastas na saúde humana e ambiental, e os métodos de purificação normalmente utilizados até à data são muito caros ou usam matérias tóxicos, daí a relevância do estudo recém-publicado.
Fonte: portal.acs.org


Sem comentários:

Enviar um comentário