quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O nosso Agrupamento recebeu a Bandeira Verde 2010





OURÉM RECEBEU AS ECO-ESCOLAS DE TODO O PAÍS,
ENTRE ELAS A NOSSA


O Dia do Galardão Bandeiras Verdes significou o culminar dos projectos desenvolvidos em 2009/2010 nas 1337 escolas inscritas este ano, das quais, depois de avaliadas, 1041 demonstraram possuir a qualidade suficiente para, segundo os critérios da Foundation for Environmental Education (FEE) lhes ser atribuída a designação de Eco-Escola. As 1041 Bandeiras Verdes serão hasteadas nas escolas de 207 Municípios.
O Programa Eco-Escolas conta a nível internacional com cerca de 20000 escolas, em 46 países.
Na Festa das Bandeiras Verdes decorreu no Parque Linear de Ourém no dia 24 de Setembro de 2010.
A representante da nossa Escola , Mónica Susana Martins Cardoso, recebeu a bandeira que, com muito orgulho, será brevemente hasteada.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Aquecimento global


Sabias que quase 90% de um icebergue se encontra debaixo de água?
In Agenda Europa

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Curiosidades...

  • Um bebé usa, em média, 5 480 fraldas nos seus primeiros anos de vida. O tempo de decomposição de uma fralda é de 300 a 500 anos;
  • A Alemanha é o país com maior consumo de energia da UE;
  • Poupa energia tomando um duche em vez de um banho de imersão- gastas 4 vezes menos energia;
  • Se reciclares uma lata de alumínio estás a poupar energia suficiente para alimentar um computador portátil durante 10 horas;
  • O deserto do Saara expande-se cerca de um km por mês;
  • A Bélgica tem mais automóveis, camiões e autocarros por km2 do que qualquer outro país da Europa;
  • Os resíduos de embalagens representam cerca de 50% do volume de resíduos gerados pelos agregados familiares na Europa;
  • Os europeus que mais andam de comboio são os suiços;
  • No nosso consumo total de água, 7% é utilizado para beber e cozinhar, 22% para lavar a loiça e a roupa, 20% nos sistemas sanitários, 39% em banhos e duches e 6% na lavagem de automóveis e rega de jardins. O restante é utilizado em actividades diversas. Isto significa que em cada 100 l. de água ttatada para consumo, apenas 7 l. são efectivamente utilizados para beber.
  • In Agenda Europa

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mais um carro amigo ambiente


Veiculo eletrico TRIAC
Com uma velocidade de 80 mph top e faixa de 100 milhas, a condução sustentável neste veículo eléctrico é uma possibilidade real.

O carregamento leva cinco horas e é tão simples como ligar um torradeira ; no interior apresenta um design sofisticado. O TRIAC mistura linhas modernas com um estilo inovador .
Cada veículo é equipado com uma gaiola de aço estrutural, utilizando a mesma tecnologia dos carros de corrida para formar um escudo protector em torno do ocupante.

Mais em http://veiculoeletrico.org/2010/06/o-triac-veiculo-eletrico-de-tres-rodas/

domingo, 26 de setembro de 2010

Mais um livro ecológico

Viver em sociedade implica respeitar os outros, as suas diferenças e necessidades, ou seja viver em harmonia.
No livro Viver em Sociedade, A Ecologia, destinada a crianças a partir do 7 anos, podes encontrar histórias, jogos, conselhos, informações diversas - tudo relacionado com a Ecologia, claro!
Excerto:
"O que é o meio ambiente?
O Humberto mora na cidade e tem uma colecção de frascos de vidro, onde guarda pequenos animais. O facto de retirar os animais ao meio ambiente, privando-os das suas condições naturais, enfraquece-os e coloca-os em perigo.
Vivemos no único planeta habitado do sistema solar. Todos os seres vivos, desde as bactérias aos elefantes, sem esquecer as ervas e as árvores, habitam-no há mais de três milhões de anos. A ciência que estuda a forma como estes seres se desenvolvem no meio ambiente designa-se de Ecologia. A nossa espécie, o homem moderno, habita o planeta Terra há cerca de 200 000 anos."

sábado, 25 de setembro de 2010

Zoo de Santo Inácio


Em Vila Nova de Gaia poderás visitar o Zoo de Santo Inácio, onde verás cangurus, répteis, aranhas, zebras, hipopótamos, várias aves. Além disso, poderás apadrinhar um animal, contribuindo, deste modo, para a sua preservação e bem-estar.
O animal do mês é a Arara Vermelha de Asas Verdes . Para saberes mais vai a

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Andorinhas-do-mar-inca

O Oceanário de Lisboa conseguiu, pela primeira vez, obter sucesso na reprodução das andorinhas-do-mar-inca (Larosterna inca). O nascimento de dois pintos foi registado no início de Julho e o seu desenvolvimento foi acompanhado por uma equipa de Biologia, mas não se verificou qualquer necessidade de intervenção no processo. A reprodução em cativeiro é um bom indicador do bem-estar dos animais e das condições ambientais recriadas na exposição. Várias espécies já se reproduziram no Oceanário, entre as quais se destacam as lontras-marinhas, os pinguins-de-magalhães, chocos e algumas espécies de medusas, cavalos-marinhos, corais, tubarões e raias. Os juvenis já podem ser observados pelos visitantes a esvoaçar no habitat Antárctico, distinguido-se facilmente dos adultos pelas patas e bicos escuros, que mais tarde adquirem a tonalidade vermelha à semelhança dos seus progenitores.
In jornal A Dica

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dia europeu sem carros


Assinalou-se ontem a 10ª edição do Dia Europeu Sem Carros, uma iniciativa que, infelizmente, já não parou o trânsito nas principais cidades. Lisboa e Porto não fecharam as ruas este ano. Na “Invicta”, o dia foi assinalado com iniciativas como uma escolinha de trânsito e uma corrida de carros movidos a energia solar. Na capital, estiveram em destaque as bicicletas e outros eco-veículos. À margem deste dia, que encerra a Semana Europeia da Mobilidade, está também a autarquia de Setúbal, que apenas condicionou o acesso à Praça Bocage.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Festival Internacional de Birdwatching


De 1 a 3 de Outubro irá realizar-se, em Sagres, um Festival Internacional de Birdwatching, com o intuito de desenvolver o turismo da natureza. Refira-se que a península de Sagres é considerada um dos melhores locais para a prática de observação de aves no nosso país, dado ser um local de passagem de aves migratórias, que voam em direcção ao Norte de África.
Para mais informações, vá a www.birdwatchingsagres.com

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mês do ambiente, no Expresso


Este mês, o jornal Expresso está a oferecer sacos de reciclagem. Se perdeste o saco para vidro e o do plástico e metal,já oferecidos nos dois sábados anteriores, ainda vais a tempo de, no próximo sábado, dia 25, conseguires o saco para colocar papel e cartão.
Uma iniciativa louvável que não podiamos deixar de salientar.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

GIRA 2010



GIRA 2010 - Corporate Governance, Innovation, Social and Environmental Responsibility
Lisboa - 09.09.2010 - 2 dia(s)




A conferência global GIRA 2010 realizou-se em Lisboa, nos dias 9 e 10 de Setembro de 2010 com o objectivo de discutir, analisar e planear a adequação das grandes alterações globais a uma gestão sustentável das empresas a longo prazo. O objectivo último desta conferência foi encorajar e mobilizar os líderes mundiais a incluir nas respectivas agendas a criação de novas perspectivas e estratégias de corporate governance, responsabilidade social e ambiental, contribuindo para estabelecer benchmarks na prossecução de um modelo de crescimento económico sustentável.
A conferência foi organizada pelo ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa), pela CPADA (Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente), e co-organizada pela EABIS (European Academy of Business in Society) e pela sociedade de advogados Cuatrecasas, Gonçalves Pereira.


Chris A GIRA2010 esteve organizada em 10 temas principais:
1. Corporate Governance and Sustainable Development;
2. Environmental Innovation;
3. Policy Making for Environmental Protection;
4. Business Ethics and Corporate Social Responsibility;
5. Sustainable Entrepreneurship;
6. Sustainable Consumption;
7. Measuring the Triple Bottom Line;
8. Sustainable Tourism;
9. Energy Efficiency Policy and Technology in Buildings, and
10. Sustainable Market Opportunities.
Esperemos que, deste encontro, tenham saído soluções para os problemas ambientais com que nos deparamos.

domingo, 19 de setembro de 2010

Salamandra-lusitânica



Nas montanhas do Norte de Portugal e da Galiza, próximo a ribeiros de águas puras e com abundante vegetação rupícola habita um pequeno anfíbio único no mundo: a Salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica).Os adultos desta espécie apresentam uma actividade preferencialmente terrestre apenas utilizando o meio aquático para se refugiarem dos predadores ou acasalarem e depositarem os seus ovos. Durante o dia descansam sob pedras ou em cavidades naturais e à noite deambulam por lameiros ou bosques caducifólios em busca de pequenos insectos e aracnídeos.
Uma das características mais destacadas da salamandra-lusitânica é a capacidade de libertar a cauda quando ameaçada, algo de bastante raro na classe dos anfíbios.
Com o seu corpo negro de 16 cm de comprimento, duas listas douradas e ponteado azulado no dorso esta salamandra enriquece com a sua presença os locais mais preservados das nossas serras húmidas atlânticas. Esperemos que por um longo tempo...

fonte:

sábado, 18 de setembro de 2010

EDP leva energia renovável e soluções ambientalmente sustentáveis aos refugiados do Quénia


A EDP juntou-se ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) para levar energias renováveis e soluções ambientalmente sustentáveis ao campo de refugiados de Kakuma no Quénia. Trata-se de um projecto global inédito apresentado por ocasião da 5.ª conferência anual da Iniciativa Global Clinton (IGC) realizada em Nova Iorque em Setembro de 2009. Uma ideia simples que, logo nesta fase inicial, irá revolucionar a vida de mais de 70.000 pessoas.Este projecto-piloto visa desenvolver um conjunto de soluções normalizadas na área da energia e fomentar o empreendedorismo social em Kakuma. Se o projecto for bem-sucedido e susceptível de ser aplicado noutros campos e comunidades rurais, a EDP contribuirá deste modo para aliviar a pobreza e fomentar o desenvolvimento sustentável à escala mundial, reforçando a capacidade das populações mais vulneráveis e satisfazendo as suas necessidades básicas de energia.A elevada procura de recursos energéticos escassos e dispendiosos, como a lenha e o querosene, tem um enorme impacto na sustentabilidade dos campos de refugiados. O esgotamento dos recursos naturais comporta uma série de riscos, em particular para os refugiados mais vulneráveis, como as mulheres, que são potenciais vítimas de violência quando percorrem longas distâncias a pé para recolher lenha.A EDP irá produzir electricidade a partir da energia solar e eólica, reduzindo assim o consumo de gasóleo e assegurando a iluminação exterior com energia solar, o que contribuirá para melhorar de forma significativa a eficiência energética do campo. Para reduzir a dependência da lenha e a consequente desflorestação, serão utilizados fornos e purificadores de água a energia solar. No que se refere ao empreendedorismo social, a EDP prestará formação técnica aos refugiados sobre instalação e manutenção de sistemas de energia solar, incluindo a instalação de sistemas solares para equipamentos de bombagem e rega, incentivando assim a produção agrícola em pequena escala.O projecto-piloto encontra-se actualmente na sua fase final, tendo sido alcançados todos os objectivos por nós definidos.Graças ao mérito e ao carácter inovador do seu projecto, a EDP tornou-se um dos parceiros oficiais da “Campanha Europeia de Energia Sustentável”, tendo sido seleccionada para os prémios “Sustainable Energy Europe Awards Competition 2011”.

Destaques do projecto
> Instalação de cerca de 47 kW em sistemas fotovoltaicos de energia solar e mais de 1.500 lâmpadas de baixo consumo em 11 edifícios. As estruturas metálicas foram construídas localmente, à semelhança das salas técnicas que albergam os equipamentos eléctricos.
> 30 fornos solares de elevada qualidade
> 4000 lanternas solares para estudantes de cerca de 20 escolas, na sequência de um acordo escrito entre os encarregados de educação, os estudantes e as respectivas escolas.> Instalação de 31 candeeiros solares de rua.
> Instalação de três sistemas de bombagem para explorações agrícolas de pequena dimensão e reflorestação.
> Acções de formação técnica para cerca de 100 refugiados.
> O impacto ambiental e social de todo o projecto-piloto será monitorizado e avaliado com o apoio de dois parceiros externos especializados.
> Estudo detalhado dos custos incorridos pelos refugiados e pela comunidade local (de acolhimento) com a iluminação e consumo de energia.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Incêndios na Rússia estagnam economia

Os prejuízos finaceiros provocados pelos incêndios florestais na Rússia rondam os 300 milhões de euros, declara Serguei Choigu, ministro para as Situações de Emergência. Os incêndios florestais, provocados por altas temperaturas e pela seca, provocaram a morte de 53 pessoas, deixando mais de 3500 sem tecto. As autoridades calculam em cerca de 800 mil hectares de área ardida, mas a organização ecologista Greenpeace aponta mais de 15 milhões de hectares.
Serguei Choigu assinala que as causas do avanço rápido das chamas estão ligadas ao facto de "as autoridades competentes não terem prevenido esse perigo e à fraca vigilância". Cerca de 166 mil bombeiros combateram os incêndios florestais. Peritos bancários prognosticam que a queda da produção industrial e agrícola "levará à estagnação da economia". Os incêndios já obrigaram o Governo russo a proibir a exportação de trigo.
In Além-mar, Setembro 2010

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Hotel de um quarto no Jardim Botânico, em Coimbra


Todos os que pretendam pernoitar na mata do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, usufruindo de uma experiência única, vão poder fazê-lo durante os próximos meses.O “TreeHotel”, um conceito inovador e sustentável de hotel, está instalado no bambuzal da mata do Jardim Botânico, sendo um novo paradigma de arquitectura, onde a estética e a sustentabilidade se conjugam.
Concebido no âmbito da Experimenta Design 2009, o “TreeHotel” foi desenvolvido pelo atelier de arquitectura e design DASS, em colaboração com biólogos, paisagistas, empresas de construção, indústrias, com o objectivo de promover a sensibilização do público para temas essenciais como o futuro das cidades, os espaços verdes e a sustentabilidade urbana.


Texto retirado de: http://www.campeaoprovincias.com/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=8257:pode-se-dormir-na-mata-do-jardim-de-botanico&catid=17:sociedade&Itemid=134

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Europaradise


O Europaradise é um parque único no seu género, no qual através de um relaxante passeio pedestre no seio de um belo bosque mediterrânico poderá observar, enquadrados harmoniosamente, dezenas de animais do mundo inteiro.
Ao longo deste percurso, com cerca de 2 km de comprimento, poderá assim descobrir e aprender mais sobre espécies de animais selvagens e domésticos, instalados num enquadramento natural e em condições de bem-estar.
Pertencendo a uma zona protegida, este lugar ostenta uma vegetação diversificada de uma rara beleza, que nos esforçamos por preservar e salvaguardar...
Deste modo, para além de conhecer e observar alguns animais exóticos, poderá também ter o privilégio de estar em contacto com a flora e fauna mediterrânica, que muitos desconhecem apesar da sua proximidade...



Contactos:
Morada: EUROPARADISE
Parque Zoológico, Lda.
Quinta da Gardoa
3140 Montemor-o-Velho

Telemóveis: 966 239 593 / 962 327 721
Telef. / Fax: 239 621 287
E-mail: info@europaradise-park.com


terça-feira, 14 de setembro de 2010

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Aí está mais um ano lectivo!!!!

O ano lectivo de 2010/2011 ainda agora começou, mas é "de pequenino que se torce o pepino" e, por isso, o Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena (que agora é composto pelo núcleo de Cerva e pelo de Ribeira de Pena) vai continuar a empreender esforços para despertar cada vez mais em toda a comunidade educativa uma consciência mais virada para a ecologia e a sustentabilidade. Continuarão a ser levadas a cabo inúmeras iniciativas que visam a preservação do planeta e das espécies aqui existentes e que, cada vez mais, estão em perigo. Essas iniciativas serão devidamente divulgadas neste blogue, como temos vindo a fazer.
BOM ANO PARA TODOS!!!!

domingo, 12 de setembro de 2010

Grupo indígena concorre às legislativas do Peru

Grupos indígenas lançaram o seu próprio partido político para concorrer às legislativas de 2011. O líder do partido APHU, Alberto Pizango, em liberdade condicional, acusado de rebelião, admite ainda concorrer às presidenciais. O partido pretende fazer campanha para proteger a floresta e os direitos dos índios dos Andes e Amazonas.

sábado, 11 de setembro de 2010

Maravilhas naturais de Portugal

É já logo à noite que vamos ficar a saber, a partir dos Açores, quais foram as sete maravilhas naturais de Portugal mais votadas pelos portugueses. Entre os candidatos encontravam-se, entre outras, a Lagoa do Fogo, em S. Miguel, as grutas de Mira d'aire, o vale do Douro ou a Ponta de Sagres.
Brevemente publicaremos a listagem das sete vencedoras neste blogue.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ajuda humanitária urgente para o Paquistão

Os prejuízos causados pelas inundações no Paquistão ascendem a mais de 33 mil milhões de euros, anuncia o ministro dos Negócios Estrangeiros paquistanês, que pede à comunidade internacional que impeça os terroristas de se aproveitarem da tragédia. As Nações Unidas pretendem recolher 360 milhões de euros para acorrer imediatamente às vítimas desta catástrofe. A população afectada ronda os 14 milhões de pessoas, quase um décimo da população paquistanesa. As piores inundações neste país em 80 anos deveram-se às chuvas torrenciais e causaram mais de 1600 mortos.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

RECURSOS PARA 2010 ESGOTADOS!!!




Os habitantes da Terra esgotaram a 21 de Agosto os recursos naturais que o planeta lhes proporciona anulamente, passando a consumir e a viver dos créditos respeitantes ao próximo ano. O alerta do dia do excesso, "Earth Overshoot day", foi dado pela Global Footprint Network. "Demorámos menos de nove meses para esgotar o nosso orçamento ecológico para este ano", salienta Mathis Wackernagel, presidente da organização ecológica. Na década de 1980, o indicador de sustentabilidade "Pegada Ecológica" era equivalente à dimensão da Terra. Actualmente é 50% superior, calcula a GFN. As alterações climáticas, a perda da biodiversidade, a desflorestação, a escassez de água e de alimentos "são todos sinais de que não podemos continuar a consumir recursos ecológicos a crédito", avisa Mathis Wackernagel. Para inverter esta tendência, é preciso que "a população mundial comece a declinar", sustenta a GFN.


In revista Além-mar, Setembro 2010

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Questionário

1. Quanta energia é necessária para produzir uma folha de papel, em comparação a fazer uma fotocópia frente e verso no mesmo papel?
a) 10 vezes mais;
b) metade;
c) 10 vezes menos.
2. Se todas as latas de alumínio utilizadas na Europa fossem recicladas, pouparíamos energia suficiente para:
a) utilizar um forno durante 13 horas;
b) fazer cinco horas de viagem de foguetão até à lua;
c) dar a volta ao mundo de automóvel 675 000 vezes.
3.Que percentagem de consumo de energia do teu frigorífico poupas se o descongelares regularmente?
a) 5%;
b) 10%;
c) 30%.
Respostas ao questionário:
1a. A produção de papel é um processo que polui a água e consome energia.
Sugestão:Utiliza menos papel e poupa energia imprimindo em frente e verso, o que gasta 10 vezes menos energia do que produção de uma nova folha de papel. Para reflectir: um empregado de escritório consome, em média, cerca de 70 kg de papel por mês. Se todos imprimissem e fizessem fotocópias em frente e verso, seria possível poupar imensa energia!
2c. A reciclagem de 1 kg de latas de alumínio usadas consome dez vezes menos energia do que a sua nova produção. Porque não tentas organizar um sistema de reciclagem na tua escola?
3c. O teu frigorífico pode ser uma fonte de desperdício de energia. Se não for descongelado regularmente, o seu consumo de energia pode aumentar 30%. Os congeladores devem ser descongelados logo que a camada de gelo atinja 3mm de espessura. Se os teus pais estiverem a pensar comprar um novo frigorífico, sugere-lhes que comprem um que tenha sistema de auto-descongelação.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Sabias que...

Prevê-se que o nível do mar suba até 88 cm até 2100, o que inundaria ilhas baixas e zonas costeiras, colocando em risco cerca de 70 milhões de pessoas na Europa. Vários destinos de férias ficariam submersos. Além disso, três quartos dos glaciares dos Alpes suiços deverão desaparecer até 2050.
A temperatura do mar do Norte aumentou cerca de 1,1ºC nos últimos 30 anos, o que está a ter um grande impacto nas espécies de peixes - 36 tipos de peixe deslocaram-se entre 50 km a 400 km para norte. Em terra, 16 espécies de borboletas espanholas mudaram o seu habitat para uma maior altitude, nas montanhas, em busca de temperaturas mais frescas.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

sábado, 4 de setembro de 2010

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Zoo da Maia


Se és fã dos animais não podes deixar de visitar o Zoo da Maia. Aí podes ver leões, jaguares, um tigre, uma pantera, entre outros mamíferos. Além destes há ainda uma zona dedicada à ornitologia (aves), um reptilário e podes assistir ao show das foquinhas, onde um leão marinho beijoqueiro faz muitas habilidades. Não percas tempo! Além de tudo, o bilhete não é nada caro!





video