quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Questionário

1. Quanta energia é necessária para produzir uma folha de papel, em comparação a fazer uma fotocópia frente e verso no mesmo papel?
a) 10 vezes mais;
b) metade;
c) 10 vezes menos.
2. Se todas as latas de alumínio utilizadas na Europa fossem recicladas, pouparíamos energia suficiente para:
a) utilizar um forno durante 13 horas;
b) fazer cinco horas de viagem de foguetão até à lua;
c) dar a volta ao mundo de automóvel 675 000 vezes.
3.Que percentagem de consumo de energia do teu frigorífico poupas se o descongelares regularmente?
a) 5%;
b) 10%;
c) 30%.
Respostas ao questionário:
1a. A produção de papel é um processo que polui a água e consome energia.
Sugestão:Utiliza menos papel e poupa energia imprimindo em frente e verso, o que gasta 10 vezes menos energia do que produção de uma nova folha de papel. Para reflectir: um empregado de escritório consome, em média, cerca de 70 kg de papel por mês. Se todos imprimissem e fizessem fotocópias em frente e verso, seria possível poupar imensa energia!
2c. A reciclagem de 1 kg de latas de alumínio usadas consome dez vezes menos energia do que a sua nova produção. Porque não tentas organizar um sistema de reciclagem na tua escola?
3c. O teu frigorífico pode ser uma fonte de desperdício de energia. Se não for descongelado regularmente, o seu consumo de energia pode aumentar 30%. Os congeladores devem ser descongelados logo que a camada de gelo atinja 3mm de espessura. Se os teus pais estiverem a pensar comprar um novo frigorífico, sugere-lhes que comprem um que tenha sistema de auto-descongelação.

Sem comentários:

Enviar um comentário