quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Catástrofe ambiental na Hungria

O presidente da empresa MAL Hungarian Aluminium Production and Trade Company, responsável pelo vazamento de lama tóxica que matou oito pessoas e ameaça causar um desastre ambiental grave na Europa, foi detido para interrogatório.
A detenção de Zoltan Bakonyi foi anunciada nesta segunda-feira pelo primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban.
Orban disse também que a companhia será temporariamente nacionalizada e que os responsáveis pelo desastre deveriam arcar com as consequências financeiras - não o contribuinte húngaro.
O vazamento, perto de Ajka, no oeste do país, aconteceu no dia 4 de outrubro.
Além das vítimas fatais, cerca de 150 pessoas ficaram feridas quando 700 mil metros cúbicos de lama tóxica - material resultante do processo de fabricação de alumina - vazaram de um reservatório.
Os resíduos cobriram uma área de 40 km2, e a contaminação se espalhou pela rede fluvial da região.
Ajuda da UE
Engenheiros e equipes de ajuda, auxiliados por voluntários, lutam contra o tempo para terminar de construir uma barreira de emergência para conter um possível segundo vazamento no reservatório.
Especialistas da União Europeia estão prestando auxílio e avaliando o impacto, a longo prazo, do vazamento nos lençois de água e no solo.
Eles também estão examinando os possíveis riscos que a lama, ao secar, pode trazer para a saúde da população.
Em discurso no parlamento, o primeiro-ministro Orban disse que os afetados pelo vazamento precisam ser indenizados e que empregos na usina devem ser preservados.
Orban disse também que os responsáveis deverão arcar com as consequências e que outras instalações industriais onde existe risco precisam ser identificadas.
"Precisamos manter a companhia responsável pelo vazamento de lama sob controle do Estado e suas propriedades sob administração estatal até que essas quatro metas sejam cumpridas", ele disse.
O secretário de Meio Ambiente da Hungria, Zoltan Illes, disse que a companhia pode ter de pagar US$ 102 milhões em danos.
"Ainda não sabemos se a companhia sobrecarregou o reservatório ou não", disse Illes à imprensa em Ajka.
"Mas, se for o caso, isso é armazenamento ilegal de detritos, o que constitui crime."
Torrente de lama vermelha
A usina, localizada a 160 km de Budapeste, produz alumina - ou óxido de alumínio - a partir do minério de bauxita.
O produto é usado na fabricação do metal alumínio e de cerâmicas.
Os resíduos resultantes da produção são armazenados em um reservatório próximo da usina.
A lama tóxica, de cor vermelha, escapou por uma brecha no canto do reservatório, formando uma torrente com até 2 m de altura que se espalhou por Kolontar, Devecser e outras cidadezinhas vizinhas.
A maioria das vítimas morreu afogada ou foi levada pela lama. Um membro da equipe de ajuda disse nesta segunda-feira que o corpo da última pessoa desaparecida foi encontrado em um campo entre Kolontar e Devecser.
Segundo relatos, toda as formas de vida que existiam no rio Marcal, que desagua no Danúbio, foram extintas.
A lama alcançou o Danúbio na quinta-feira, mas as autoridades húngaras disseram na sexta-feira que o pH do rio estava "normal", dispersando temores de que o segundo mais longo rio da Europa ficaria seriamente poluído.
Equipes de emergência vêm adicionando imensas quantidades de químicos às águas dos rios Marcal e Raba para tentar diluir o conteúdo alcalino do vazamento. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Sem comentários:

Enviar um comentário