segunda-feira, 26 de abril de 2010

Energias renováveis



As energias renováveis são as energias alternativas ao modelo tradicional e surgem em substituição dos combustíveis fósseis. São uma opção viável e vantajosa, são praticamente inesgotáveis, apresentam um impacto ambiental muito baixo ou quase nulo e não afectam o balanço térmico, nem a composição atmosférica do planeta. São, portanto, uma aposta essencial para reduzir os impactos previstos pelas alterações climáticas e existem em vários tipos que podem ser escolhidos de acordo com as fontes disponíveis em cada região.




Desde sempre o sol é uma fonte de energia.
Devido ao seu processo de fusão nuclear centro do sol (núcleo) é muito quente e produz grandes quantidades de energia. Esta é libertada para o espaço e chega ao nosso planeta aquecendo-o e iluminando-o, constituindo uma fonte de energia gratuita, abundante, permanente e renovável a cada dia.
Portugal está entre os países do mundo com melhores condições para aproveitar a energia solar já que a média diária de energia solar é duas vezes superior às necessidades de consumo do nosso país.
Esta energia pode ser aproveitada na forma de energia solar térmica, para aquecimento de água, utilizando colectores solares, ou de energia solar fotovoltaica que, através dos colectores fotovoltaicos, transforma a radiação solar em energia eléctrica, que, por sua vez, pode ser utilizada directamente ou armazenada em baterias.
Sabias que existem algumas experiências que usam as células fotovoltaicas para converter directamente a luz do sol em electricidade?
Trabalho de:
Cátia Martins, Paula Mendes, Susana Ribeiro, 8ºB



Sem comentários:

Enviar um comentário