sexta-feira, 30 de abril de 2010

É urgente aumentar o verde...


Maré negra já chegou aos EUA



"Trata-se de uma das maiores catástrofes ecológicas que os Estados Unidos vão enfrentar. A luta contra o relógio travada pelas autoridades intensifica-se para evitar que a maré negra penetre os canais pantanosos do Louisiana. A maior preocupação é proteger a reserva natural na região, mas os estados do Alabama e Mississipi poderão também ser afectados, além do Texas e oeste da Florida.
O crude, que está a ser vertido por uma plataforma petrolífera no Golfo do México, provocou uma mancha equivalente a duas vezes a área geográfica da Bélgica.
As autoridades norte-americanas vão cobrar os custos de limpeza e operações de salvamento da vida animal e de impedimento do alastramento da maré à british Petroleum, empresa proprietária da plataforma acidentada."

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Vulcão da Islândia


No meio de tudo, apenas uma boa notícia: os primeiros cinco dias de paralisação dos aviões evitaram a emissão de 2,7 milhões de toneladas de dióxido de carbono. Um saldo positivo para o Ambiente, mesmo descontando as 75 mil toneladas de CO2 que o vulcão soltou no mesmo período.
Eva; Rute; Rafaela; Turma B do 8ºano

Energias renováveis



As energias renováveis são as energias alternativas ao modelo tradicional e surgem em substituição dos combustíveis fósseis. São uma opção viável e vantajosa, são praticamente inesgotáveis, apresentam um impacto ambiental muito baixo ou quase nulo e não afectam o balanço térmico, nem a composição atmosférica do planeta. São, portanto, uma aposta essencial para reduzir os impactos previstos pelas alterações climáticas e existem em vários tipos que podem ser escolhidos de acordo com as fontes disponíveis em cada região.




Desde sempre o sol é uma fonte de energia.
Devido ao seu processo de fusão nuclear centro do sol (núcleo) é muito quente e produz grandes quantidades de energia. Esta é libertada para o espaço e chega ao nosso planeta aquecendo-o e iluminando-o, constituindo uma fonte de energia gratuita, abundante, permanente e renovável a cada dia.
Portugal está entre os países do mundo com melhores condições para aproveitar a energia solar já que a média diária de energia solar é duas vezes superior às necessidades de consumo do nosso país.
Esta energia pode ser aproveitada na forma de energia solar térmica, para aquecimento de água, utilizando colectores solares, ou de energia solar fotovoltaica que, através dos colectores fotovoltaicos, transforma a radiação solar em energia eléctrica, que, por sua vez, pode ser utilizada directamente ou armazenada em baterias.
Sabias que existem algumas experiências que usam as células fotovoltaicas para converter directamente a luz do sol em electricidade?
Trabalho de:
Cátia Martins, Paula Mendes, Susana Ribeiro, 8ºB



quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia da Terra




Hoje, 22 de Abril, comemora-se o Dia do Planeta Terra. Quem ama cuida e temos mesmo de a tratar com carinho se queremos continuar a viver com alguma qualidade de vida. Pensa nisto!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Al Gore

Albert Arnold Al Gore nasceu em 31 de Março de 1948, em Washington.
Foi vice-presidente durante a administração de Bill Clinton, entre 1993 e 2001. Em 2000 concorreu à presidência contra George Bush e perdeu, com alguma polémica durante a contagem dos votos, diga-se.
Desde sempre que se preocupa com as questões ambientais, mais propriamente com as alterações climáticas e o aquecimento global. O seu documentário "Uma verdade inconveniente" apresenta estudos chocantes que visam, sobretudo, estimular o mundo a agir por forma a inverter esta tendência de subida gradual e perigosa da temperatura.
Em 2007 recebeu o Prémio Nobel da Paz pelos seus esforços em fazer nascer nas pessoas uma nova consciência mais virada para as alterações climáticas em detrimento do enriquecimento global.

domingo, 18 de abril de 2010

Atenção ao lixo

O lixo deve ser depositado nos contentores próprios para evitarmos estas situações vergonhosas.

Cegonhas à vista

Hoje avistei uma cegonha branca, o que me fez reflectir um pouco sobre o aquecimento global. Já lá vai o tempo em que as cegonhas, no Inverno, imigravam para países mais quentes e é comum verem-se por todo o lado, durante todo o ano. Esta é uma questão preocupante, se nos lembrarmos que o aquecimento global, mais cedo ou mais tarde, vai originar que certos animais, que agora não se avistam no nosso país, possam fazer de Portugal o seu habitat. Pensarmos que o mosquito responsável pela malária possa, daqui a anos, ter condições propícias para viver em Portugal, é, no mínimo, preocupante.

sábado, 17 de abril de 2010

Energia nuclear avança

"As autoridades de Israel e da Síria afirmam que os seus países têm interesse em desenvover programas nucleares para uso civil. As preocupações sobre o aqueciemnto global e os preços da energia estão a promover um novo interesse sobre o uso da energia nuclear no Médio Oriente. A construção de um reactor nuclear para a geração de energia exige a ajuda do exterior e, até recentemente, era impensável para qualquer outro país ajudar Estados da região a desenvolver um programa de energia atómica. Porém, um acordo nuclear para uso civil finalizado em 2008 entre Estados Unidos e a Índia mudou o contexto. Israel pode também acreditar agora que uma central seria menos vulnerável a ataques, por conta das melhorias nos seus sistemas anti-mísseis. Por sua vez, a Síria também quer agora usar a energia atómica, acreditando-se que uma construção no país atingida por um bombardeamento israelita em 2007 era um reactor nuclear secreto em construção, algo que a Síria nega. A IAEA, agência das Nações Unidas para a energia atómica, acusa a Síria de não cooperar com as suas investigações."
In "Além-mar", Abril 2010



sexta-feira, 16 de abril de 2010

Alergias

"EFEITOS POSITIVOS DA DESTRUIÇÃO AMBIENTAL: Hei, as minhas alergias desapareceram!"
Neste cartoon brinca-se com a destruição ambiental, que é uma coisa muito séria e merece a nossa atenção.
Se tiveres dúvidas sobre as alergias próprias desta época do ano, clica em:





http://www.saudeactual.com/home/alergias/index.html

Vulcão na Islândia

" A gigantesca nuvem de cinzas saídas de um vulcão na Islândia segue provocando caos aéreo na Europa nesta sexta-feira, deixando centenas de milhares de passageiros sem poder voar. A Agência Europeia de Controle Aéreo informou que a maior parte do espaço aéreo europeu deve seguir fechada por 24 horas. Pelo segundo dia consecutivo, a erupção do vulcão, que começou na quarta-feira, continua lançando cinzas para a atmosfera e provocando o cancelamento de milhares de voos na Europa. Os cancelamentos e atrasos podem continuar durante todo este fim de semana. A República da Irlanda, Inglaterra, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Bélgica e Holanda fecharam o seu espaço aéreo. Especialistas temem que as cinzas contidas no fumo entrem nos motores do avião entupindo as turbinas. Quando isso acontece, o motor pára de funcionar em pleno voo. Segundo médicos, as cinzas não apresentam risco grave para a saúde das pessoas. Ninguém sabe por quanto tempo a erupção deve durar. "
Fonte:
http://montesclaros.com/enviarnoticia.asp?codigo=48466

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Reutilizar

Eis uma bela maneira de reutilizar materiais velhos e degradados, como este carrinho de mão, que resultou de um "workshop de jardins portáteis" . Agora podem ver este e outros jardins portáteis na nossa escola a embelezar o espaço do recreio.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

A invasão do betão


Dorothy Stang

Para aqueles que não sabem quem foi Dorothy Stang, aqui fica a homenagem:
Esta freira norte-americana naturalizada brasileira era acérrima defensora da região da Amazónia, onde vivia desde a década de setenta. Já tinha sido ameaçada várias vezes por fazendeiros locais por lutar contra a desflorestação do território e a favor dos agricultores locais, contra os grandes proprietários, mas nunca se deixou intimidar nem baixou os braços. Foi assassinada com seis tiros, aos 73 anos de idade, no dia 12 de Fevereiro de 2005, em Anapu. Na semana passada, Vitalmiro Bastos de Moura, um dos mandantes do crime, foi condenado a 30 anos de prisão. Nesta região é ainda costume encomendarem-se homicídios, pelo que esta sentença se revestiu de uma importância ainda mais significativa.

Crimes ambientais

Sem comentários...

Dá que pensar...

Temos de mudar de atitude e não fazer como as personagens do cartoon, que acham sempre que não são eles que desperdiçam os recursos do planeta. Será?

David Attenborough

David Attenborough, o "Senhor Vida Selvagem" nasceu em Londres em 1926, é licenciado em Ciências Naturais pela Universidade de Cambridge e em 1952 começou a trabalhar na BBC, onde fez inúmeros documentários sobre a vida selvagem do planeta.
Merece a nossa homenagem pelo que fez, ao longo de décadas, pelos nossos animais.

Ironias do destino...


Na revista Visão nº 886,do dia 25 de Fevereiro (pág. 75) saiu um artigo, que agora consideramos irónico, pois dizia-se que na cidade do Rio de Janeiro não aconteceria uma tragédia como a que aconteceu, devido às enxurradas, na Madeira. Senão vejamos:


"Rio de Janeiro, Hong Kong e São Francisco. Três cidades tão distantes e diferentes entre si, mas todas construídas encosta acima e com um sistema de alerta de chuvas capaz de evitar catástrofes como a da Madeira. No Rio, Brasil, esse método, composto por 32 estações pluviométricas, existe desde 1996, e emite boletins de alerta à população, através da rádio e da TV, sempre que se prevêem chuvas intensas que possam gerar inundações ou deslizamentos."


Afinal...

Chuva assassina


Infelizmente, são diárias as notícias que nos chegam sobre verdadeiras catástrofes naturais, como a que ocorreu na Madeira. Estas chuvas torrenciais que se vão abatendo sobre nós resultam do aquecimento global e do clima alterado pela poluição e maus hábitos ambientais.


Número de mortos pelas chuvas do Rio chega a 249

"O número de mortos em decorrência dos desabamentos causados pela chuva da semana passada no estado do Rio de Janeiro subiu para 249 nesta terça-feira, e os bombeiros ainda procuram mais de 30 pessoas que podem ter sido soterradas por toneladas de terra e lixo em Niterói.
Depois da emergência provocada na semana passada por cerca de 300 quedas de encostas no Rio e na região metropolitana, os trabalhos de resgate só continuam aos pés do Morro do Bumba, em Niterói, onde a derrubada de terra na noite da última quarta-feira atingiu cerca de 50 casas.
Segundo o corpo de bombeiros, em diversos pontos de Niterói afetados pelos deslizamentos, foram encontrados 164 corpos, 44 deles no Morro do Bumba, um antigo lixão sobre o qual foi construído uma favela.
Na cidade do Rio, as vítimas mortais do temporal foram 65, enquanto outras 16 pessoas faleceram em São Gonçalo e os demais em Nilópolis, Petrópolis, Paracambi e Magé.
A Prefeitura do Rio começou a demolir na segunda-feira dezenas de casas construídas em zonas consideradas de risco e o Governo regional fez o mesmo hoje no Complexo do Alemão, uma grupo de favelas em onde 1.200 casas serão destruídas.
O governador de Rio, Sérgio Cabral, assinou nesta terça um decreto que estabelece a remoção das famílias cujas casas correm risco de serem afetadas por avalanches e ofereceu o pagamento de um aluguel até que sejam assentadas em casas construídas em lugares seguros."


terça-feira, 13 de abril de 2010

Água para cooperar

Segundo a revista "Além-mar", "O principal impacto das mudanças climáticas será sentido no suprimento de água, o que obriga os países a cooperarem para evitar conflitos futuros. A Índia e o Paquistão estão a colaborar para gerir o rio Indo, apesar dos seus conflitos de fronteira, e o Vietname, Tailândia, Laos e Camboja cooperam na gestão do rio Mekong. "A água é um óptimo meio para cooperações. Costuma ser uma questão desvinculada da política e com a qual é possível trabalhar", diz Zafar Adel, director do UNU-INWEH, Instituto da Universidade das Nações Unidas."

Crise de água potável



"O aquecimento global afectará de forma grave a segurança do fornecimento de água potável das Filipinas através de secas assim como de inundações pela instabilidade do clima segundo um relatório divulgado pela Greenpeace. A organização ambientalista afirma que o país sofrerá nos próximos anos uma série de períodos de carência e de chuvas e fortes tufões que causarão danos irreparáveis na agricultura, saúde e economia. O meteorologista Leoncio Amadore, autor do documento, lembra que as Filipinas "sofrem também riscos adicionais como poluição, desmatamento e um crescimento demográfico excessivo para seus poucos recursos." Segundo as previsões da Greenpeace, a crise de água chegará em 2025, quando se reduzirá em 65 por cento a quantidade de água potável disponível por pessoa, isto a manter-se o actual crescimento da população e ausência de medidas para lutar contra a mudança climática. Leoncio Amadore afirma que a prova irrefutável de que se avizinha uma catástrofe foi a série de tempestades tropicais e tufões sofrida no final de 2009 no arquipélago, que causou mais de mil mortos."

Revista "Além-mar", Janeiro 2010

Gorilas do Uganda (África)

Este blog também serve para colocarmos artigos de imprensa que consideremos interessantes, como o que se segue, retirado da revista "Fugas" (Jornal "Expresso"):

Nós e o nosso Planeta

A Mafalda não deixa de ter razão. Devido a muitos motivos, especialmente pela falta de consciência das pessoas, a Terra arrisca-se à destruição. Cabe-nos a nós amá-la e cuidá-la, porque é a nossa casa. Depende de ti fazer toda a diferença. Começa hoje a mudar os teus maus hábitos.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Lince ibérico


Outro animal em vias de extinção é o Lince Ibérico. Este animal tem uma pelagem castanha ou amarela com manchas negras e cauda curta. Uma outra característica deste felino é possuir nas extremidades das orelhas pêlos rígidos em forma de pincel, o que facilita a sua audição. Os seus membros são robustos, sendo os posteriores mais longos, o que lhe permite grande capacidade de impulsão, enquanto os anteriores são mais curtos e fortes sendo, por isso, utilizados na captura das presas. Sendo o felino mais ameaçado do planeta, este animal já desapareceu do território nacional, pelo que os que estão a ser criados em cativeiro, em Silves, vieram de Espanha. A boa notícia é que, no passado dia quatro de Abril, nasceram as primeiras duas crias de Lince Ibérico em cativeiro, no nosso país.

Como poupar água

A água é um bem essencial finito, ou seja, não a devemos usar como se nunca fosse acabar. Não devemos ser egoístas ao ponto de não pensarmos nas gerações vindouras, nos nossos filhos e netos. Assim, há atitudes simples que podemos pôr em prática diariamente para poupar água, como as que a seguir se apresentam:





Animais ibéricos em vias de extinção


Menos de 90 lobos que subsistem no distrito de Vila Real correm o risco de extinção se não forem minimizados os impactos provocados pela construção de parques eólicos, barragens, autoestradas e pedreiras. Podem mesmo ficar extintos em breve. Estão em vias de extinção porque os humanos se instalaram nos seus territórios e destruíram grande parte do seu habitat.